Conheça mais sobre o laminador: máquina fundamental na fabricação de joias

É ele quem transforma o metal em chapa ou fio

Laminador

Uma vez que não se trabalha com metais em estado puro, para dar início à fabricação de uma joia, o ourives precisa fundir metais para obter uma peça mais dura e resistente. Ao resultado desse processo de fusão, dá-se o nome do lingote.

O laminador é a máquina utilizada para reduzir a espessura do metal fundido, ou seja, transformar o lingote em chapa ou fio. Para isso, possui dois cilindros montados um sobre o outro, em sentido paralelo, na horizontal, os quais funcionam em conjunto contra a lâmina de metal. O ourives introduz o lingote entre os cilindros para que a pressão em forma de fio ou chapa diminua sua espessura. “O processo exige muita habilidade, conhecimento e domínio do ferramental. O ourives deve saber quantas vezes é necessário passar o metal pelos cilindros e verificar as condições que permitem àquele metal específico ser laminado”, observa Ailton Batista Lopes, professor do Curso Online Ourives – Fabricação de Joias da Universidade Online de Viçosa.

É possível encontrar laminadores tanto elétricos quanto manuais e com rolos compressores capazes de moldarem o lingote em chapa, fio quadrado, fio meia-cana, fio anatômico e/ou fios trabalhados. Para adquirir essa máquina, é importante se atentar às especificações dos dois tipos, pois ambos diferem muito no esforço exigido para operação.

No laminador manual, o próprio ourives faz todos os movimentos necessários na manivela e no volante de ajuste, regulando a espessura desejada. É importante que o laminador manual seja chumbado no chão para conferir maior segurança e resistência ao manuseio. Caso seja necessário fazer muito esforço, deve-se girar o volante de ajuste e ampliar a abertura entre os cilindros para não forçar a máquina, evitando-se, assim, desgaste físico e danos à máquina.

O laminar elétrico, por sua vez, possui dispositivos de ajuste e regulagem que permitem ao operador indicar a medida desejada. Dessa forma, o ourives não despende força alguma, bastando introduzir o metal no laminador para que este faça o trabalho automaticamente. Entretanto, apesar dessa facilidade, a cautela para se trabalhar com o laminar elétrico deve ser extrema, pois os cilindros girados pelo motor sugam a peça em uma velocidade muito maior, o que pode causar graves acidentes. Por isso, algumas regras devem ser obedecidas para a utilização desse tipo de máquina:


- Durante a laminação, não conversar ao telefone ou com outras pessoas que estiverem na oficina

- Em caso de possuir cabelos compridos, o ourives deve mantê-los presos, de preferência em toucas

- Evitar a utilização de blusas com mangas compridas e largas e acessórios nos pulsos

- Manter o rolo sempre untado com óleo de modo que os dedos deslizem ao tocá-lo

- Sempre manter a atenção no trabalho, evitando movimentos mecânicos e distraídos

 

A conservação do laminador, independente do seu tipo, é uma tarefa relativamente simples. A principal medida é sempre mantê-lo limpo e bem lubrificado a fim de evitar a ferrugem. Normalmente, o fabricante disponibiliza o modo correto de executar essas duas tarefas.

Retirar completamente o bórax do lingote antes de submetê-lo à máquina é uma dica especial para evitar irregularidades no rolo. Entretanto, se o rolo já estiver com sujidades e bórax agarrados, é possível esfregá-lo, enquanto gira, com uma lixa 600 envolta em um bastão, bastando fechá-lo bem para que esse bastão não possa ser comprimido.

Conheça os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área Como Fazer

Curso Online Ourives - Fabricação e Reparo de Joias

Curso Online Ourives - Aperfeiçoamento de Técnicas

 

Fonte: Joia Br – joiabr.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você