Como empanar perfeitamente

Embora o procedimento seja simples, é preciso conhecer muito bem os seus passos para que o empanado não solte no momento da fritura ou fique com falhas de cobertura

Alimento empanado

Empanar é uma técnica culinária bastante popular a qual pode ser aplicada em legumes e carnes em geral para conferir crocância, textura e sabor especial à comida. A grosso modo, ela consiste em aderir em toda a superfície do alimento uma camada uniforme de farinha de pão, também conhecido como farinha de rosca, e, em seguida, fritar por imersão ou grelhar em frigideira untada com um fio de azeite.

Embora o procedimento seja simples, é preciso conhecer muito bem os seus passos para que o empanado não solte no momento da fritura ou fique com falhas de cobertura. Por isso, confira todos os detalhes para usar o empanamento com sucesso na sua cozinha.

 

Ingredientes

50g de farinha de trigo

50g de farinha de pão

 2 ovos batidos

sal e pimenta do reino a gosto

peito de frango

 

 

Preparação

- Corte o peito de frango em filés, seque-os bem e tempere com sal e pimenta do reino a gosto

- Coloque a farinha de trigo, a farinha de pão e os dois ovos inteiros batidos em três recipientes distintos.

 

1º passo: passe o filé já temperado na farinha de trigo de modo que ela se adere em toda a superfície da carne. Este primeiro procedimento serve para secar bem o alimento.

2º passo: em seguida, passe o filé enfarinhado nos ovos batidos até cobri-lo completamente.

3º passo: escorra o excesso de ovo por alguns segundos e imediatamente passe o filé na farinha de pão, apertando bem para que ela grude em toda a carne.

 

Para obter um empanado perfeito, é essencial seguir esses passos necessariamente na ordem descrita acima. Embora a receita dada aqui seja para empanar carne de frango, todo o processo será o mesmo para legumes, camarões e outros tipos de carne.

Não empane e guarde o alimento a fim de fritá-lo só depois, pois a farinha absorve muita umidade e esta faz com que o empanamento se desfaça. Portanto, aplique a técnica no alimento desejado na hora em que for prepará-lo para consumo.

A fritura deve ser feita em óleo aquecido entre 160 e 180°C. Caso coloque o empanado em óleo frio, ele absorverá muita gordura e ficará encharcado e, se o óleo estiver muito quente, ultrapassando a faixa de temperatura indicada, provavelmente a comida ficará queimada por fora e crua por dentro. Não frite muitos alimentos ao mesmo tempo, pois essa prática abaixa a temperatura do óleo.

 

Quer aprender outras técnicas gastronômicas para arrasar na cozinha? Adquira o Curso Online Cozinha para Iniciantes da Universidade Online de Viçosa e tenha acesso a um conteúdo exclusivo elaborado pela culinarista Denise Andrade Khoury.

 

Fonte: Petit Gastrô - petitgastro.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você