Maneiras de otimizar o tempo na cozinha

Com a correria da vida moderna, muitas pessoas abrem mão do prazer de cozinhar por falta de tempo

Mulher cozinhando

A correria do dia a dia, os prazos apertados para a realização de tarefas e as muitas horas que passamos fora de casa exigem, muitas vezes, que a nossa alimentação seja colocada em segundo plano, de modo que, no cotidiano, recorremos a refeições prontas, semiprontas, lanches, restaurantes e outras opções mais rápidas e práticas. Nesse contexto, o ato de cozinhar, tão prazeroso e saudável, acaba sendo algo praticado apenas nos finais de semana ou em raros dias de folga.

Entretanto, os amantes da comida caseira podem recorrer a algumas dicas e conselhos para organizar melhor o tempo das preparações e otimizar os processos culinários para que não tenha que abrir mão desse prazer. Confira algumas soluções!

 

Como otimizar o seu tempo na cozinha?

- Leia com atenção a receita: Quando não prestamos a devida atenção na hora de ler a receita, abrimos uma brecha para que erros sejam cometidos, além de, quase sempre, ter que voltar na receita novamente, tomando tempo e quebrando o ritmo do trabalho. Detalhar o passo a passo antes de cozinhar ajuda a programar todo o processo com antecedência.


- Esteja com a louça sempre limpa: A louça acumulada na pia atrapalha muito na hora de preparar um alimento, pois limita o espaço a ser utilizado e, ainda, nos faz perder tempo caso algum utensílio do qual necessitamos esteja sujo. Assim, evite ao máximo deixar vasilhas, pratos, copos, talheres e outros objetos acumular para que, no momento de ir para o fogão, tudo esteja bem organizado e para que, ao terminar, não seja necessário perder horas lavando toda a sujeira.

- Adiante tudo o que puder preparar: algumas receitas, principalmente aquelas que usam muitos ingredientes diferentes, requerem que muitas coisas sejam feitas simultaneamente, como picar vários alimentos, peneirar a farinha, separar gemas, ferver água etc. Para facilitar tudo e acelerar o processo de elaboração da comida, deixe adiantado tudo aquilo que puder ser feito antecipadamente.

- Estude a receita: Analise e estude qualquer prato que for cozinhar, pois ele pode exigir técnicas que nunca usamos antes, tempos de preparo muito precisos ou montagens e finalizações elaboradas que, se formos tentar executar no improviso, pode culminar em perda de tempo, apenas.

- Conheça o tempo da sua cozinha: Conheça a potência e temperatura dos seus eletrodomésticos para adaptar as especificações de cada receita de acordo com a realidade de sua cozinha. Muitas vezes, o tempo do nosso forno, por exemplo, é muito mais rápido ou devagar que aquele pedido no modo de preparo, fato que pode atrapalhar a execução correta do prato.

 

Conheça os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área de Gastronomia

 

Curso Online Básico de Cozinha

Curso Online Cozinha para Iniciantes

Curso Online Cozinha Brasileira

 

Fonte: Conquiste sua vida - conquistesuavida.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você