Passo a passo do preparo de filé Wellington

Seguindo a receita e executando as técnicas, o resultado é um prato suculento e delicioso

Filé Wellington

Um dos destaques da gastronomia inglesa é o filé Wellington, um filé envolto em massa folhada que pode ganhar recheios diversos como cogumelo, presunto de parma etc. Seu preparo não é tão simples, mas as chances de obter um prato delicioso aumenta se for dada a devida atenção aos detalhes e técnicas. Quer aprender a preparar essa receita incrível? Confira abaixo!

INGREDIENTES

1 filé mignon de 1,5kg

1 massa folhada

400g de cogumelos paris (champignon)

5 tiras de presunto de parma

40g de manteiga

Sal e pimenta do reino

Azeite

Tomilho

Gema de ovo

PREPARO

Escolha um bom filé mignon e limpe-o, retirando o cordão e deixando apenas a parte do meio, a qual será usada na receita.

Enrole o filé no plástico filme várias vezes e aperte bastante em todo o seu comprimento. Essa técnica que modela o filé Wellington em seu formato cilíndrico. Depois de enrolar o plástico filme com firmeza, leve para refrigerar por meia hora.

Passado esse tempo, sele o filé em frigideira bem quente.

Em outra frigideira, aqueça azeite de oliva e grelhe o filé já selado de 1 a 2 minutos, tomando o cuidado de fazê-lo em todos os lados, a fim de conferir-lhe aquela cor dourada típica das carnes, responsável pela apuração do sabor. Em seguida, refrigerar novamente por 20 minutos, aproximadamente.

Com os cogumelos, preparar uma pasta chamada “duxele”. Para isso, lave-os muito bem e bata no processador. Refogue a pasta obtida em frigideira quente com azeite até evaporar toda a água. Adicione sal, pimenta-do-reino e tomilho a gosto. Reserve na geladeira.

Abra o plástico filme sobre a mesa ou bancada e, em cima dele, faça uma camada de presunto de parma. Cubra essa camada com a pasta de cogumelos e, por cima, coloque o filé selado. Enrole a carne no presunto e duxele com o auxílio do plástico, apertando-a bem, conforme foi feito no início do preparo para moldá-lo. Leve à geladeira por mais meia hora.

Passado esse tempo, abra a massa folhada também em cima do plástico filme e enrole-a entorno do filé, cobrindo todo o presunto de parma. Tenha o cuidado de fechar bem as laterais.

Mais uma vez, gele por 20 minutos.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 graus. Depois de tirar da geladeira, pincelar gema de ovo em toda a extensão da massa e asse de 20 a 30 minutos, deixando o preparo ficar bem dourado e crocante.

Cuide para não passar do ponto, pois o filé pode ficar ressecado.

Sirva em fatias. Bom apetite.

Conheça os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área de Gastronomia

Curso Online Produção de Salgados Finos para Festas

Curso Online Básico de Cozinha

Curso Online Profissional Avançado de Cozinha

 

Fonte: Petit Gastrô - petitgastro.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

 

Salvar

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você