Criação de cavalos: dúvidas comuns

Algumas dúvidas podem surgir quanto à criação de cavalos

Criação de Cavalos

A criação de cavalos tem se mostrado uma atividade muito lucrativa e tem dados bom resultados para quem investe nela. Algumas raças, como a Campolina, que é uma das raças de sela mais procuradas e valorizadas, chega a ter uma valorização de até R$ 30 mil por animal de elite. Ainda, a produção de carne tem encontrado um bom mercado, principalmente no exterior, chegando a 5,9 milhões de cabeça criadas para esse fim.

Mas, durante a criação algumas dúvidas podem surgir:


O cavalo mergulhar o focinho na água é normal?


Os cavalos são animais que consomem muita água. Por dia, geralmente, podem consumir de 30 a 50 litros, variando de acordo com vários fatores como o clima, a alimentação e a atividade realizada por eles. Na hora de beber eles levam seus lábios para baixo da superfície da água, gerando um gradiente de pressão com a língua ao engolir o líquido insípido. Quando apresentam esse comportamento de mergulhar até o focinho, por ser por quererem se alimentar de plantas aquáticas, mas é preciso estar atento ao comportamento para verificar se há outras atitudes que indicam que ele possa ter algum problema.


Meu cavalo se alimenta das próprias fezes, e agora?


Cavalos que consomem outros materiais que não são alimentos têm o que chamamos de “pica” ou apetite depravado. A ingestão de fezes, comum em cavalos estabulados é denominada coprofagia. Cavalos têm, por natureza, o hábito de viver em grandes áreas, pastando. Quando ficam presos à situação de estábulo, eles podem apresentar alguns distúrbios comportamentais, como o de se alimentar das próprias fezes. Ainda, a dieta pode estar desequilibrada, provocando a necessidade de ingestão de outro alimento, que acaba por ser as fezes. Para “resolver” esse problema o cavalo pode ser deixado no pasto por mais tempo ou deve receber comida balanceada e feno frequentemente, para que possa se alimentar melhor e não desenvolver distúrbios comportamentais.


O cavalo usado para tração vive caindo. Como agir?


Para animais usados na tração, como charretes ou carroças, a alimentação deve ser pensada para suprir todo o esforço que ele realiza diariamente. Por realizarem um serviço muito pesado, devem receber muito alimento verde, ração concentrada e água, tudo aliado com períodos de descanso. Ainda é possível oferecer suplementos vitamínicos. Ração em excesso e milho podem provocar cólicas e algumas doenças metabólicas nesses animais. Os cascos e ferraduras também devem ser analisados para verificar se não há algum problema com eles. E, por fim, a higiene é extremamente necessária.

Em caso de dúvidas, um profissional especializado em criação de cavalos pode ser consultado para dar as melhores orientações.




Conheça nossos Cursos Online da Área Criação de Cavalos:

Alimentação de Cavalos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Doma Racional Interativa


Fonte: Consultoras Sandra Aparecida Santos e Raquel Soares Juliano – Globo Rural – revistagloborural.globo.com


por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Jhennifer Ferreira De Jesus

18 de abr de 2020

Olá, queria tirar um dúvida. Meu cavalo anda muito assustado, qualquer movimento ou algo que caia por perto (por exemplo) ele já se assusta. Oque será que está ocasionando isso? E como devo tratar?

Resposta do Portal Cursos UOV

28 de ago de 2020

Olá,Jhennifer 

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Existem diversas causas para os sintomas relatados, sendo assim, o ideal é procurar por um especialista, para que ele possa diagnosticar a causa real do problema, e indicar o melhor tratamento.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2020. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você