Beba água de coco!!

"O coco é uma excelente fonte de vitaminas, sendo vitaminas B1, B2, B6 e vitamina C"

O calor do verão sempre nos lembra querer sombra e água fresca, e, se a água for de coco, melhor ainda, geladinha é uma verdadeira delícia, mas não se resume somente ao seu sabor, a água, e o coco em si, têm diversas propriedades nutritivas que ajudam a hidratar e manter a saúde em dia!

Propriedades do coco

O coco é uma excelente fonte de vitaminas, sendo vitaminas B1, B2, B6 e vitamina C. A vitamina B1, também conhecida como tiamina ajuda a controlar o diabetes e sua falta pode causar alterações circulatórias, musculares e digestivas. A vitamina B2, ou riboflavina, ajuda a melhorar o desempenho físico e protege de lesões (principalmente atletas). A vitamina B6 aumenta a imunidade, melhora os sintomas da TPM e também ajuda a controlar o diabetes. Já a vitamina C, como todos sabem, tem poder antioxidante, ajudando a prevenir câncer, aumenta a imunidade principalmente contra resfriados e infecções.

O coco também possui diversos minerais, entre eles o potássio que além de prevenir contra derrames é bom para o tratamento e prevenção da pressão alta, fósforo, que ajuda no bom funcionamento do organismo e combate a fadiga, cálcio, que ajuda no crescimento e fortalecimento dos ossos, reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares, magnésio, que previne problemas de próstata nos homens, previne hipertensão e problemas cardiovasculares e é útil no combate à depressão, possui também sódio, que ajuda na contração muscular, condução nervosa e produção de energia, por último possui ferro, que evita anemia, participa no processo de produção de energia e no processo da respiração.

As formas de consumo

Do coco se utiliza todas as partes:

- da polpa é extraído o leite de coco, que em muitos lugares do país é usado como substituto ao leite materno, pois possui quase as mesmas propriedades que este;
- também da polpa é que é feito o coco ralado, muito encontrado em supermercados, o mais interessante aqui é que ele é docinho, mas não é adoçado em seu beneficiamento, ele já contém grande quantidade de açúcar natural, da própria fruta;
- ainda da polpa é feito o óleo de coco, que é a primeira prensa a frio, ótimo para ajudar em regimes de emagrecimento;
- da parte externa do coco são retiradas as fibras que são usadas para fazer tapetes, cordas e até linhas de pesca;
- da casca se faz cuias e utensílios;
- mas a melhor parte está na água do coco, que é consumida in natura, dentro do próprio coco, geladinha.

A água de coco

Essa é sem dúvida a melhor água que existe, já vem cheinha de nutrientes dados pela própria natureza! Ela tem um sabor agradável, é nutritiva,  hidratante, refrescante, remineralizante e reguladora das funções intestinais.

Ela contém sódio, potássio, cloro e glicose, essa última tendo sua composição praticamente a mesma do soro sanguíneo, podendo ser usada como soro natural (sim, exatamente aqueles que se usa em hospitais).

É excelente para matar a sede e muito útil para pessoas que estão em tratamento de quimioterapia, já que ajuda a repor os minerais perdidos pela falta de apetite. Também é ótima para atletas, ajudando a repor a energia.

Tratamento para os cabelos com água de coco

Além de ser excelente para ingerir, a água de coco também pode ser usada para fazer hidratação e dar brilho aos cabelos, sendo usada batendo no liquidificador com sua polpa por 1 minuto e fazendo uma máscara nos cabelos por 20 minutos, os cabelos ficam nutridos e macios, ótimo para dar aquela melhorada nos cachos após os dias de verão na praia ou piscina.

Também é possível só enxaguar os cabelos com a água de coco pura, no último enxágue, ajudando na nutrição dos fios.

Onde encontrar

É muito fácil encontrar o coco ou a água de coco, principalmente no litoral, existem milhares de barraquinhas vendendo esse néctar dos deuses à beira da praia. Também é encontrado nos supermercados e feiras, tanto o coco verde quanto o seco.

Mas a água de coco também é vendida em garrafinhas nos supermercados, essa, além de não ter gosto nem parecido com a água de coco natural (eu acho horrível), é cheia de conservantes, que só fazem mal ao nosso organismo. Por isso evite as águas industrializadas.

A água de coco também fica deliciosa batida com frutas, fazendo sucos verdadeiramente refrescantes e deliciosos.

E você? Já tomou sua água de coco hoje?

Um abraço e até a próxima!

 

Fonte: www.alimentacao-saudavel.com/

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você