Características do solo são determinantes no cultivo de coqueiro-anão

Para um bom desenvolvimento, a disponibilidade de nutrientes e o pH do solo deve estar de acordo com o que a cultura exige

Os coqueiros suportam viver em áreas com contato direto com a água do mar

Como em qualquer cultura, as características do solo são determinantes para o desenvolvimento do coqueiro–anão. Apesar de apresentar alto poder de adaptação em diferentes condições, essa planta inspira cuidados com a preparação do local onde serão plantadas.

Uma das exigências do coqueiro-anão é a presença de alta capacidade de troca de cátions e saturação de bases no solo. Esse fato permite que maiores quantidades de nutrientes sejam disponibilizadas no solo, contribuindo para o desenvolvimento da planta. Além disso, o local onde ela for cultivada deve oferecer índices satisfatórios de potássio, elemento fundamental no cultivo do coqueiro.

Adaptável a diferentes texturas de solo, o coqueiro consegue se desenvolver bem em uma larga faixa de valores de pH. Esses índices podem determinar solo ácido, com pH entre 3 e 4,5, ou mesmo valores alcalinos, entre 8 e 8,5. Isso permite que a planta seja cultivada em diferentes regiões brasileiras, se distribuindo por muitos estados, tanto nas áreas litorâneas, quanto no interior.

Os coqueiros apresentam ainda tolerância a água de mar, o que é possível constatar pela alta concentração de plantas em locais banhados pelo oceano. No entanto, o sal presente na água não pode ficar acumulado na base das plantas.

“É possível ver plantas que crescem ao longo da praia muitas vezes com parte de seus sistemas radiculares cobertos por água do mar na maré alta. Quando existe precipitação suficiente para constante lavagem do excesso do sal, a água do mar não causa danos à cultura”, explica o professor do curso de Cultivo de Coco Anão da UOV, Luiz Mirizola Filho.

Por: Lorena Tolomelli

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Marcos josé da silva

14 de ago de 2018

Mariana Olha.. muito obrigado pela atenção! O meu questionamento é porque lá chove muito pouco e nós disponibilizamos de uma açude que também não é grande, porém temos também água encanada lá da embasa teria então que ver si realmente compensa irrigar com ela uma vez, que saí mais caro o cultivo. vamos verificar a possibilidade.

Resposta do Portal Cursos UOV

14 de ago de 2018

Olá marcos,

Isso mesmo, você deve analisar os custos pra ver se vai compensar. Boa sorte!

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Marcos José da silva

12 de ago de 2018

Boa tarde! Olha eu gostaria de saber si e possível plantar coco, em uma terra onde pouco chove, ou seja como o sertão onde tem pouca água. Gostaria de obter uma resposta. Muito obrigado!

Resposta do Portal Cursos UOV

13 de ago de 2018

Olá Marcos José,

É possivél plantar sim, mas o coco consome muita água, o ideal seria fazer um projeto de irrigação.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você