Sistema alternativo de cultivo de coco anão reduz custos

Nesse sistema de cultivo o produtor finaliza coqueiros mais rapidamente e ainda economiza dinheiro

No método alternativo, a fase de viveiro é substituida pelo plantio direto no solo.

 

O método tradicional de plantio de coqueiro anão engloba três etapas: a do germinadouro, do viveiro e o momento em que a muda é transplantada para campo. O crescimento da planta é ditado por esse processo, que acaba sendo eficiente mas oneroso para alguns produtores. Uma estratégia para reduzir custos é o sistema alternativo.

No método alternativo de cultivo, as mudas são transportadas do germinadouro diretamente para o campo. Para que elas tenham a qualidade desejada, a densidade de plantio deve ser reduzida de 30 para 15 a 20 sementes por metro quadrado. Outro ponto importante para garantir boas plantas é retirar as sementes que não germinarem quando 70% da produção já tiver passado por esse desenvolvimento.

As vantagens desse sistema o tornam ainda mais interessante. Além de gastar menos no procedimento, já que o produtor elimina a fase do viveiro, o tempo de produção das mudas é menor, provocando uma economia maior ainda. As mudas que demoravam até 12 meses para chegar ao ponto de plantio ficam prontas no sistema alterativo em média cinco meses antes.

“As mudas com seis a oito meses de idade, não repicadas para o viveiro, apresentam três a quatro folhas vivas, com circunferência do coleto e área foliar superiores àquelas obtidas pelo sistema tradicional, ou seja, repicadas para o viveiro”, explica o professor do curso de Cultivo de Coco Anão da UOV – Universidade Online de Viçosa, Luiz Mirizola Filho.

Mesmo com tantos pontos positivos para o sistema alternativo, o produtor precisa estar atento às plantas, sobretudo em relação ao auto-sombreamento. Como este fica comprometido, o tempo limite para as mudas ficarem no germinadouro é menor do que no método tradicional. Para corrigir esse problema, o agricultor deve alocar a planta em um viveiro e aguardar a melhor época para leva-la a campo.

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você