Eixos do desenvolvimento infantil na creche

A creche tem papel fundamental no desenvolvimento da criança

Crianças ouvindo histórias

A educação infantil, educação pré-escolar ou educação pré-primária consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório. É ministrada normalmente no período compreendido entre zero e cinco anos de idade de uma criança. Nesse tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.

Partindo do princípio de Jean Piaget, psicólogo que afirma que a criança constrói seus próprios conhecimentos a partir as sua interação com o mundo, é preciso pensar nas atividades e em tudo que será proposto às crianças nas creches, de forma a desenvolver o aprendizado delas.

O Ministério da Educação divulgou em 1998 uma Referencial Circular Nacional para a educação infantil, texto que apresenta metas e referenciais para garantir o desenvolvimento das crianças que chegam à pré-escola. Com base nessa referencial, cada creche ou escola fica a cargo de construir a sua própria proposta pedagógica.

Apresentaremos a seguir os sete eixos básicos de aprendizagem para o desenvolvimento subjetivo e intelectual de crianças de 0 a 3 anos:


1 – Exploração de objetos e brincadeiras


A brincadeira é uma característica fundamental da infância e é responsável por inserir a criança como sujeito de cultura. Ela amplia a percepção do mundo e a organização do pensamento da criança.


2 – Linguagem oral e comunicação


Na educação infantil é preciso fazer os pequenos se comunicarem. Seja em brincadeiras de rodas, em cantigas ou até mesmo com os coleguinhas a comunicação projeta a percepção e estimula a construção de relatos, fatos e histórias nas crianças, habilidade que deve ser desenvolvida nos primeiros anos de escolaridade.


3 – Desafios corporais


Ainda que bebês se movimentem o tempo todo, é preciso desenvolver o corpo das crianças para que elas tenham domínio sobre ele e sobre seus movimentos. O movimento é uma ação simbólica, com a qual as crianças tanto copiam, quanto criam as próprias ações.


4 – Exploração do ambiente


Neste eixo, as crianças devem desenvolver habilidades que permitam com que elas conheçam e compreendam o mundo físico e social em que estão inseridas e atribuam explicações a fenômenos da natureza e da sociedade que vivem.


5 – Identidade e autonomia


As crianças ainda não se percebem como um ser individual, pois se espelham naqueles que as criam. Nas creches, elas devem ser ensinadas a se cuidarem, pois é lá que aprendem a se vestir, a se alimentar e a fazer a sua própria higiene.


6 – Exploração e linguagem plástica


Cores, linhas, formas, gestos. Tudo isso ajuda no desenvolvimento das crianças pois é através da habilidade plástica que projetam o que veem, o que pensam e o que estão aprendendo. Vale a pena variar em materiais, para que possam explorar e conhecer diferentes formas de expressão artística.


7 – Linguagem musical e expressão corporal


Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela e, melhor ainda, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e, indo mais além, uma apreciação criativa dos sons que estão à sua volta.



Conheça nossos Cursos Online na Área Educação Infantil:

Educação Infantil – Conhecimento de Mundo
Educação Infantil – Musicalização Infantil
Educação Infantil – Artes Plásticas


Fonte: Nova Escola – novaescola.org.br


por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você