Diferenças entre exercícios aeróbios e anaeróbios

Diferentes no metabolismo que exigem ao serem realizados, os dois tipos são importantes para o corpo

Academia exercício aeróbico

Ao pensarmos em exercícios físicos, já ouvimos as palavras “aeróbio” e “anaeróbio”. Mas, você sabe o que significam? Exercícios aeróbios e anaeróbios se diferem em relação ao tipo de metabolismo energético que será “ativado” na hora de praticá-los.

“A resistência aeróbia é uma capacidade que está associada às performances prolongadas no tempo de baixa ou média intensidade. Pressupõe-se um equilíbrio entre o oxigênio que será necessário para o trabalho muscular e o que será transportado pela circulação até o tecido muscular. Já a anaeróbia refere-se aos esforços de curta duração, mas de grande intensidade.”, afirma Ricardo Valério Leão, professor do Curso Online de Futsal – Preparação Física, da Universidade Online de Viçosa.

Em outras palavras, exemplos de exercícios aeróbios são a natação, corridas, ciclismo e a dança. Os exercícios aeróbios recrutam vários grupos musculares para serem realizados. O resultado é influenciado mais pela duração do exercício do que pela intensidade do mesmo.

Em contrapartida, os exercícios anaeróbios são, geralmente, exercícios que envolvem grande esforço em quantidade reduzida de tempo. Exercícios de velocidade com ou sem carga, corridas de cem metros rasos, saltos e arremessos de peso são exemplos desse tipo anaeróbio.

Nas academias, a musculação é considerada um exercício anaeróbio. Logo após qualquer exercício, através do after burning, nosso corpo queima as gorduras. Tanto aeróbios quanto anaeróbios desencadeiam o “after burning”, mas após os anaeróbios a queima é maior. Porém, para um eficiente programa de exercícios, é preciso combinar os dois tipos, pois servem para melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer os músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea, além de muito alongamento para manter e melhorar a flexibilidade muscular.

Confira nossos Cursos Online na Área de Esportes:
Futsal – Preparação Física
Musculação para Academia – Membros Superiores, Inferiores, Abdominal e Glúteo
Ginástica Localizada

 

Fonte: Mais Equilíbrio – maisequilibrio.com.br

 

por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você