Tudo o que você precisa saber para iniciar suas aulas de Step

O exercício simula a ação de subir e descer um degrau de uma escada, com coreografias que exercitam membros superiores e inferiores

Aula de step

O step, que da tradução livre do inglês significa “degrau”, é uma aula que simula o subir e descer de um degrau de escada, na plataforma individual de treinamento, trabalhando, simultaneamente, membros superiores e inferiores. Por se tratar de uma atividade aeróbica, melhora o condicionamento físico, cardiovascular, auxilia na queima de gordura e tonifica o corpo de forma intensa e motivante. Exige uma base de conhecimentos específicos da atividade para poder aumentar gradativamente a complexidade e execução dos movimentos nas aulas.

Kenji Takahashi, professor do Curso Online Step – Aprendendo a Ensinar, da Universidade Online de Viçosa, explica que “atualmente, muitos professores, atuantes e iniciantes no mercado fitness trabalham de maneira não favorável às necessidades do aluno dessa modalidade. Isso se deve à falta de informação e treinamento da pedagogia básica do step.”.

Pra você que pensa em começar a praticá-lo, apresentamos 10 dicas fundamentais para o iniciante do step:


1 – O step deve ser usado na menor altura possível e não deverá ultrapassar o máximo de 20 cm.


2 – É importante pisar com o pé todo na plataforma do step. Praticá-lo apenas com a ponta dos pés poderá gerar desconforto após a prática.


3 – Para quem está começando, por mais que tenha vergonha, é recomendado ficar mais à frente, de forma a observar o professor, não os alunos (que inclusive podem estar fazendo errado e te induzindo ao erro).


4 – Ainda que você se sinta meio deslocado e pense que “não tenho jeito pro step”, não desista! A coordenação que o exercício exige será aperfeiçoada com o tempo, não conseguida na primeira ou na segunda aula.


5 – Como você está iniciando, deverá fazer aulas de iniciantes! Caso no horário que você fará o exercício não esteja especificado o nível, converse antes com o professor sobre as suas condições.


6 – Essa prática exige também atenção. Fixar o que o professor fala e seus gestos é crucial para que você aprenda e, nas aulas seguintes, consiga aprender os nomes dos movimentos e praticá-los mais eficientemente.


7 – Escutar bem a música e realizar a contagem do tempo pode auxiliar na fixação dos movimentos e na melhora do ritmo.


8 – Assim como qualquer exercício físico, a aula de step deve começar com movimentos “fáceis” que levem a movimentos mais difíceis ao final. Caso você não consiga acompanhar os mais difíceis, persista nos fáceis.


9 – Foque sua atenção primeiramente nos movimentos feitos com as pernas e aprenda depois os movimentos dos braços.


10 – A duração de uma aula de step coreografado é, em média, 50 minutos e divide-se, basicamente, em três partes: aquecimento, parte principal e volta à calma. O aquecimento é composto de exercícios ritmados, alongamentos e alguns passos básicos no step para que o aluno tenha conhecimento do equipamento. Já na parte principal da aula, os movimentos específicos da coreografia já são introduzidos. A última parte da aula destina-se aos exercícios de alongamentos para relaxar a musculatura que foi trabalhada ao longo da aula. Para começar, prefira aulas mais curtas, com 30 ou 45 min de duração.





Conheça nossos Cursos Online na Área de Esportes:

Step - Aprendendo a Ensinar
Ginástica Localizada
Musculação para Academia - Membros Superiores, Inferiores, Abdominal e Glúteo


Fonte: Portal da Academia Fique Informa – fiqueinforma.com


por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você