Como inovar na academia?

Para ser destaque no setor das academias, é preciso inovar

Academia

A indústria do fitness, das academias de ginástica e musculação, é um exemplo de setor empresarial que se transformou para acompanhar as mudanças e exigências econômicas de um mercado cada vez mais competitivo. Essas mudanças englobam desde a evolução tecnológica dos equipamentos, passam pelas novas exigências dos consumidores, oriundos da denominada “geração saúde”, preocupados em melhorar suas condições físicas, e chegam a estratégias orientadas por empresas fornecedoras de tecnologias de fitness, com programas pré-desenvolvidos e padronizados.

Paulo Lanes Lobato e José Cláudio Santana, professores do Curso Online Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica, explicam que “o grande número de pessoas que experimentam uma melhora na qualidade de vida, saúde, estética e bem-estar interior e social, através da prática sistemática dos exercícios e atividades físicas orientadas não permite que esse setor para de se expandir. A comprovação de tal afirmativa é verificada pela proliferação do número de academias de ginástica e musculação em todo o mundo.”.

Mas, para ter destaque nesse setor, é preciso apresentar algum diferencial, haja vista a crescente procura por diferentes opções de treinos e atividades. Algumas dicas podem ser úteis para quem pretende entrar nesse ramo:


Lutas


Além da musculação, outras pessoas têm buscado as lutas para se exercitar. Judô, MMA e Muay Thai são algumas das mais procuradas e podem ser decisivas para que o cliente escolha a sua academia.


Academia para todas as idades


Ainda que a grande parcela que frequenta academias seja de pessoas jovens, pensar em uma academia para todas as idades é interessante. Uma vez que idosos precisam de atividades de baixo impacto e crianças, de exercícios mais lúdicos, vale a pena investir em espaços e atividades que atendam a esse público.


Circuitos rápidos


Partindo do princípio de que muitas pessoas vão às academias por recomendação médica e não dispõem de muito tempo para isso, uma opção de circuito rápido pode ser a solução. Um espaço onde possam alternar entre aparelhos, sempre acompanhados de um profissional, de forma rápida é o ideal, com atividades de alto impacto com tempo reduzido.


Não pense só no agora


Várias academias estão fadadas aos “modismos” e acabam se perdendo na administração por conta disso. Quando uma atividade surge em alta, como a zumba, várias pessoas irão procurar por ela, mas esse sucesso pode durar pouco tempo. Mas, não estamos dizendo para você não investir em tudo o que é novo, o que queremos propor é que você invista em inovação e torne o seu “modismo” um diferencial.


Invista nos seus profissionais


Profissionais formados e com experiência é sempre bom, em qualquer ramo que ofereça serviço ao público. No que diz respeito às academias, vale investir em eventos e cursos que capacitem ainda mais o profissional que trabalha pra você. Tendo em vista que a cada dia surgem novas formas de treino e novas tendências para as academias, deixar seus funcionários atualizados é imprescindível.


Promova a sua academia


A propaganda é a alma do negócio. Essa frase clichê é muito válida para as academias. Investir em promoções também pode ser uma ótima opção, como matrícula grátis ou descontos para quem levar um amigo. As promoções de reintegração de antigos usuários são, também, a chave para trazer de volta quem já fez parte da sua rede de alunos.



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Fonte: Radioacademia – blog.radioacademia.com.br


por Renato Rodrigues

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