Atenção, floristas! Cuidados com as suas flores

É preciso tomar cuidado com as flores, que são muito delicadas

Florista

Trabalhar com flores significa trabalhar com cor e alegria. Por se tratar de uma planta muito atrativa, é preciso tomar cuidado com elas, pois, além de ser uma mercadoria viva, é delicada, simples e perecível. Tome os devidos cuidados para garantir a qualidade do seu trabalho:


Na hora de transportar


Geralmente as flores são transportadas em caixas e podem levar até dias para serem transportadas. Ao recebê-las, confira se estão “quentes”. Em caso positivo, deixe-as por algum tempo em temperatura ambiente. Após a baixa da temperatura, verifique o estado delas e retire as folhas da parte baixa da haste. Depois, cortar aproximadamente 2 cm do pé das hastes e mergulhá-las na água, que deve ser tratada com alguns produtos: 02 – 03 ml/litro de água. Produtos Comerciais: Krisal – 05 – 10 ml/litro H2O OU Florisan – 05 – 08 ml/litro OU Flower’s – 05 ml/litro.


Temperatura


Após todo esse processo, elas devem ser armazenadas em temperaturas entre 1 e 4 °C e com umidade entre 10 e 85% na câmara fria. Na falta dessa câmara, podem ser armazenadas em geladeiras próprias para flores, salas com ar condicionado ou em freezers horizontais, cuidando para que a temperatura seja adequada.


Cuidados físicos


Manuseie-as apenas quando for necessário. O sol é o pior inimigo de flores cortadas, devendo ser evitada a exposição delas a ele. Ao realizar os cortes, as ferramentas devem ser adequadas para evitar machucar o tecido. Por fim, os botões não devem ser batidos em mesas.


Embalagem e armazenamento


Caso a flor seja para uso imediato, retirar as embalagens. Caso o contrário, deixá-las na embalagem é o mais recomendado. O local onde elas serão armazenadas deve estar sempre limpo e desinfetado. Tente repassá-las para o consumidor final o mais rápido possível.



Conheça nossos Cursos Online da Área Floricultura:

Treinamento de Florista
Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby
Produção Comercial de Lírios, Gladíolos e Amaryllis

Fonte: Cea Rosa – cearosa.com.br


por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você