Principais funções da câmera fotográfica

Embora a tecnologia tenha avançado no segmento de fotografia, com equipamentos de última geração, é indispensável se especializar na arte de fotografar

Principais funções da câmera fotográfica

“Em especial se você curte o universo da fotografia, certamente tem vontade de conhecer as técnicas mais utilizadas por fotógrafos, bem como as principais funções da câmera fotográfica. Embora a tecnologia tenha avançado nesse segmento, com equipamentos de última geração, é indispensável se especializar na arte de fotografar”, afirma Fabrício Cavalcanti, professor do Curso CPT a Distância e Online Curso de Fotografia.

Quando conhecimento e técnica são assimilados, até mesmo por fotógrafos amadores, as atividades fotográficas tornam-se prazerosas, com fotos em nível profissional. Que tal começarmos com as funções da câmera fotográfica?

Função do ISO


Independentemente do modelo da câmera fotográfica, todos contam com a função ISO. Entretanto, os leigos desconhecem o significado dessa sigla. Nas câmeras analógicas, essa função corresponde basicamente à sensibilidade à luz. Já nas câmeras digitais (máquinas fotográficas digitais) equivale ao sensor. Em ambas as câmeras fotográficas, o ISO (ou ASA) trabalham com a claridade da foto.

O ISO apresenta uma numeração que aumenta, gradualmente, do 100 para 200, 400, 800 (ou mais). Quando o ISO é 100, ele é considerado normal. Se o ambiente apresenta pouca luminosidade ou o fotógrafo não usa o tripé, ou ainda os objetos ou as pessoas estão em movimento ou em grande velocidade, a recomendação é aumentar o ISO. Com isso, a imagem captada não perde o foco nem a qualidade.

Função do obturador


O obturador trabalha como uma “cortina” localizada atrás da lente da câmera fotográfica. Para que a luz seja captada pelo equipamento, o obturador deve se abrir, em determinada velocidade. Sendo assim, é imprescindível o conhecimento sobre a velocidade do obturador para captar imagens com perfeição. As medidas do obturador (ou tempos de exposição) dividem-se em velocidades baixas, velocidades médias e velocidades altas.

As velocidades são representadas por números, que correspondem ao tempo de exposição: 1/25, 1/20, 1/15, 1/10, 1/5, 2, 5, 10 (velocidades baixas); 1/125, 1/100, 1/50, 1/40, 1/30 (velocidades médias); e 1/2500, 1/2000, 1/1250, 1/1000, 1/250 (velocidades altas). O número 1 antes da barra equivale a um segundo. Exemplificando, 1/100 indica que o tempo de exposição será de 0,01 segundo.

Funções do diafragma


O diafragma da câmera fotográfica equivale ao diâmetro de abertura da lente. Quando o diafragma estiver mais aberto, maior a entrada de luz no sensor da câmera fotográfica. Em contrapartida, se estiver menos aberto, menor será a entrada de luz no sensor. O controle adequado da entrada de luz no sensor garante fotos com alta qualidade, dignas dos melhores fotógrafos profissionais.

As medidas do diafragma são indicadas por uma série numérica, sequencial, começando com a letra “f”. Quanto menor o número, maior o diâmetro de abertura do diafragma. Exemplificando, f/2 indica diafragma mais aberto, ou seja, mais luz. Já f/32 indica diafragma mais fechado, isto é, menos luz. Em síntese, a função da abertura e do fechamento do diafragma é aumentar ou diminuir a claridade da foto.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Fotografia.

Leia o artigo "Por que trabalhar com decoração de festa? Porque dá LUCRO!"

Fonte: fotografiamais.com.br

Por Andréa Oliveira.

Cursos Relacionados


Notice: Undefined variable: produto in /data/www/sites/www.uov.com.br/module/Catalogo/view/partials/produto/lista-produtos/vertical.phtml on line 7

Notice: Trying to get property of non-object in /data/www/sites/www.uov.com.br/module/Catalogo/view/partials/produto/lista-produtos/vertical.phtml on line 7

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você