Descubra como plantar cupuaçu

Fruto do cupuaçuzeiro, o cupuaçu pode ser utilizado para várias finalidades

Cupuaçu

O cupuaçuzeiro, antes cultivado apenas no Norte, está ganhando todo o Brasil e tem sido cultivado em vários estados do Centro e do Sul, tudo isso graças à adaptação das técnicas de cultivo aos ambientes em que são cultivados. Com um sabor típico, do cupuaçu se aproveita não só a fruta como também as sementes, que podem ser usadas na fabricação de cosméticos.

Trata-se de uma planta perene e com crescimento ereto, ultrapassando 20m de altura na natureza. Seu fruto tem características que o transforma em um ingrediente versátil, seja para a preparação de sucos, sorvetes, tortas, doces, geleias, entre outros. O óleo extraído das sementes é amplamente utilizado em produtos de beleza.

Os especialistas do Frupex – Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais –, autores de Cursos a Distância e Online CPT da Área Fruticultura, ressaltam que a comercialização de cupuaçu, em suas diferentes formas se popularizou no país, o que faz com que o cultivo dessa fruta possa ser interessante economicamente.

Confira a seguir algumas informações importantes para o cultivo de cupuaçu:

Dando início

O primeiro passo deve ser a aquisição de uma muda pronta, pois isso agilizará o processo de cultivo. Antes, certifique-se de estar adquirindo mudas de qualidade e que estejam sadias, para não ter problemas futuros.

Propagação

A forma mais comum é através de sementes, que devem ser escolhidas, dando preferência às grandes e redondas, sem manchas e rachaduras. O período para a germinação é de 10 a 15 dias após a semeadura. A enxertia deve ser utilizada apenas para clonar matrizes com bias características.

Ambiente

O cupuaçuzeiro necessita de sombreamento e pode ser plantado em consórcio com outra planta. Para cultivá-lo sozinho, folhas de palmeiras podem ajudar na proteção das plantas contra o sol.

Plantio

Para a comercialização, deve-se realizar o plantio em solos férteis, profundos, areno-argilosos e com capacidade de retenção de água, sem encharcamento. Caso seja necessário, analise o solo e corrija-o com calcário dolomítico. Faça o plantio na estação das chuvas, caso esteja em regiões com temperaturas médias acima de 22°C e índices de umidade do ar superiores a 75%.

Espaçamento

Pode ser feito 5m X 5m, 6m X 6m ou 6m X 4m, que é o mais utilizado. Também é possível plantá-lo no sistema de marcação quadrangular, retangular ou triangular, o que aumenta o número de plantas por área.

Adubação

Pode ser utilizado o adubo feito de esterco de galinha (5L) ou o de cama de aviário (10L), com acréscimo de 200g de superfosfato triplo para cada cova. É possível substituir o esterco por 2kg de torta de mamona ou 8L de esterco bovino, que devem estar fermentados. Para diminuir a incidência de ervas daninhas, aplique cobertura morta em um raio de aproximadamente 50cm. Isso também impedirá as variações bruscas de temperatura do solo.

Covas

Recomenda-se covas de 40cm X 40cm X 40cm. Após a abertura delas, que deve ser feita um mês antes do plantio, separe a porção dos 20 cm mais profundos e do 20 cm mais rasos. Adube as covas e complete-as com a porção reservada do solo mais profundo.

Produção

Os primeiros frutos começam a aparecer após dois anos do plantio. Porém, com 5 anos de cultivo, a produção se estabiliza.

Cuidados

Deve-se manter a limpeza da área de plantio, utilizando a roçagem, coroamento, cobertura verde e/ou cobertura morta. Também é necessário realizar podas de formação, produção, limpeza e renovação da copa, para controlar possíveis pragas e doenças.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Fruticultura:

Produção de Manga
Produção de Abacaxi
Produção de Banana – Do Plantio à Pós-colheita

Fonte: Hyanameyka Evangelista de Lima-Primo para Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Anttonio Pereira de Melo

18 de mar de 2020

Fadoiquei feliz porque por acaso, encontrei esta pagina, gostei muito. Obrigado. Agora estarei semmpre procurando, gosto muito da natureza.Estou formando um pomar de figo, outro de graviola, já tenho um pequeno de abacate.com.br

Resposta do Portal Cursos UOV

6 de set de 2021

Olá, Anttonio! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você