Descubra como plantar cupuaçu

Fruto do cupuaçuzeiro, o cupuaçu pode ser utilizado para várias finalidades

Cupuaçu

O cupuaçuzeiro, antes cultivado apenas no Norte, está ganhando todo o Brasil e tem sido cultivado em vários estados do Centro e do Sul, tudo isso graças à adaptação das técnicas de cultivo aos ambientes em que são cultivados. Com um sabor típico, do cupuaçu se aproveita não só a fruta como também as sementes, que podem ser usadas na fabricação de cosméticos.

Trata-se de uma planta perene e com crescimento ereto, ultrapassando 20m de altura na natureza. Seu fruto tem características que o transforma em um ingrediente versátil, seja para a preparação de sucos, sorvetes, tortas, doces, geleias, entre outros. O óleo extraído das sementes é amplamente utilizado em produtos de beleza.

Os especialistas do Frupex – Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais –, autores de Cursos a Distância e Online CPT da Área Fruticultura, ressaltam que a comercialização de cupuaçu, em suas diferentes formas se popularizou no país, o que faz com que o cultivo dessa fruta possa ser interessante economicamente.

Confira a seguir algumas informações importantes para o cultivo de cupuaçu:

Dando início

O primeiro passo deve ser a aquisição de uma muda pronta, pois isso agilizará o processo de cultivo. Antes, certifique-se de estar adquirindo mudas de qualidade e que estejam sadias, para não ter problemas futuros.

Propagação

A forma mais comum é através de sementes, que devem ser escolhidas, dando preferência às grandes e redondas, sem manchas e rachaduras. O período para a germinação é de 10 a 15 dias após a semeadura. A enxertia deve ser utilizada apenas para clonar matrizes com bias características.

Ambiente

O cupuaçuzeiro necessita de sombreamento e pode ser plantado em consórcio com outra planta. Para cultivá-lo sozinho, folhas de palmeiras podem ajudar na proteção das plantas contra o sol.

Plantio

Para a comercialização, deve-se realizar o plantio em solos férteis, profundos, areno-argilosos e com capacidade de retenção de água, sem encharcamento. Caso seja necessário, analise o solo e corrija-o com calcário dolomítico. Faça o plantio na estação das chuvas, caso esteja em regiões com temperaturas médias acima de 22°C e índices de umidade do ar superiores a 75%.

Espaçamento

Pode ser feito 5m X 5m, 6m X 6m ou 6m X 4m, que é o mais utilizado. Também é possível plantá-lo no sistema de marcação quadrangular, retangular ou triangular, o que aumenta o número de plantas por área.

Adubação

Pode ser utilizado o adubo feito de esterco de galinha (5L) ou o de cama de aviário (10L), com acréscimo de 200g de superfosfato triplo para cada cova. É possível substituir o esterco por 2kg de torta de mamona ou 8L de esterco bovino, que devem estar fermentados. Para diminuir a incidência de ervas daninhas, aplique cobertura morta em um raio de aproximadamente 50cm. Isso também impedirá as variações bruscas de temperatura do solo.

Covas

Recomenda-se covas de 40cm X 40cm X 40cm. Após a abertura delas, que deve ser feita um mês antes do plantio, separe a porção dos 20 cm mais profundos e do 20 cm mais rasos. Adube as covas e complete-as com a porção reservada do solo mais profundo.

Produção

Os primeiros frutos começam a aparecer após dois anos do plantio. Porém, com 5 anos de cultivo, a produção se estabiliza.

Cuidados

Deve-se manter a limpeza da área de plantio, utilizando a roçagem, coroamento, cobertura verde e/ou cobertura morta. Também é necessário realizar podas de formação, produção, limpeza e renovação da copa, para controlar possíveis pragas e doenças.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Fruticultura:

Produção de Manga
Produção de Abacaxi
Produção de Banana – Do Plantio à Pós-colheita

Fonte: Hyanameyka Evangelista de Lima-Primo para Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você