O maracujá é uma fruta cítrica e bastante apreciada mundialmente. Estima-se que sua origem tenha sido brasileira, sendo o Brasil o primeiro produtor mundial dessa fruta. De clima tropical, ele tem sua cultura amplamente voltada para a produção de frutas para o consumo “in natura” e também para a produção de suco.
Conhecido por ter substâncias que acalmam, o maracujazeiro pode sofrer com várias doenças, que podem causar má formação nos frutos e até a perda total da produção e dos cultivares. Vários fungos, vírus e bactérias podem atacar essas plantações e causar prejuízos enormes ao produtor.
Conheça as principais doenças do maracujazeiro e a forma de controlá-las:
1. Antracnose
Tem como principal alvo as folhas, provocando manchas pequenas, claras e circulares que podem mudar de cor e se tornar pardo-avermelhadas. Nos ramos, manchas alongadas se transformam em cancros.
CONTROLE:
Aplicando-se produtos à base de oxicloreto de cobre + mancozeb, chlorotalonil ou benomil.
2. Verrugose
Também surge com manchas circulares, mas que se transformam em um tecido corticoso, áspero, saliente e de cor parda. Deformam os frutos e o limbo foliar se enruga completamente.
CONTROLE:
Por meio de caldas fungicidas, com destaque para as que são à base de cobre. Para casos de cultivares com finalidade de produção de sucos, o controle não é recomendado, dado que essa doença não atinge a polpa.
3. Bacteriose
É uma doença semelhante à antracnose e ocorre nas estações chuvosas e quentes, diferenciando-se por apresentar pequenas manchas aquosas nas folhas e frutos em qualquer fase de desenvolvimento.
CONTROLE:
O mesmo recomendado para a verrugose.
4. Podridão do colo
É identificada através de manchas escuras que apodrecem e lesionam o cilindro central do caule. Ela pode ser espalhar para cima ou para as raízes. A partir das lesões, as folhas murcham, se tornam amareladas e, em ataques mais severos, a planta morre.
CONTROLE:
Não se deve plantar em solos compactados, usar grades e deve-se evitar ferimentos na planta durante as operações de capina. Em caso de alguma lesão observada, raspar a área afetada e aplicar pasta bordalesa. Na hora de plantar, mergulhar as raízes até 20 cm acima do solo em uma solução de metalaxil. Ao detectar plantas doentes nas épocas em que a possibilidade de proliferação é maior, deve-se arrancar a planta e queimá-la para evitar que a doença se espalhe por toda a plantação.
5. Murcha ou fusariose
Ataca severamente a planta, pois prejudicam os vasos lenhosos a partir das raízes, murchando toda a planta e matando-a rapidamente. A murcha começa nas extremidades do ramo e, antes de que se generalize, as raízes já apodreceram.
CONTROLE:
Nesse caso, só há formas de preveni-la. As plantas diagnosticadas devem ser destruídas na própria cova, junto com três plantas à sua volta, mesmo que estejam sadias. Evitar terrenos que não sejam drenados e que contenham restos de mata ou capoeira.
Conheça nossos Cursos Online da Área Fruticultura:
Produção de Maracujá
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Produção de Mudas Frutíferas
Fonte: Embrapa – embrapa.br
por Renato Rodrigues
bom dia, tenho um ´pé de maracujá doce que esta bem carregado, mas começou a cair, estão enormes e bonitos,algumas manchas escuras na fruta e um pouco rugosos e as folhas amareladas e rugosas também. Gostaria de saber se ainda dá tempo de salva-los e qual conduta. obrigada.
Olá, Iraci
Como vai?
Nessas circunstâncias, a melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação, qualquer diagnóstico passa a ser um risco desnecessário para seu pé de Maracujá.
Atenciosamente,
Erika
Iniciei um pequeno plantio em junho de 2019. 300 pés que foram muito produtivos até setembro 2020. Mas nós últimos meses a produção foi diminuindo e está com uma grande florada mas sem pólen e não tenho nenhuma produção de frutos. Percebi uma espécie de mofo preto nos últimos dias. E também umas bolinhas nos galhos, como se fossem pequenos cogumelos. O que devo fazer?
Olá, Noemi
Como vai?
Nessas circunstâncias, a melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação, qualquer diagnóstico passa a ser um risco desnecessário para sua plantação.
Atenciosamente,
Erika Lopes
nada aqui me orienta sobre i que ataca o meu: as folhas ficam desbotadas com uma mamcha verde bem clara e tambem amarelada que vai tomando quase toda folha o que a torna transparente. grata se houver resposta
Quero fazer este curso para fazer mudas frutíferas
Olá, Geraldo
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika lopes
Bom dia.Meu maracujá fica lindo até começar a amadurecer. Aí ele murcha e cai. O caule e parte superior do fruto murcha e fica escuro.
Olá,Dora Carvalho
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Recomendamos que procure um agrônomo especializado em fruticultura na sua região, para que este profissional consiga orientá-lo de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Olá tenho um maracujá esta lindo produzindo começou a manchar as folhas novas e pequenas manchas branca e as Folha diminui o tamanho normal o que posso fazer k produtos usar obrigado.
Olá,Carlos Maciel
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Neste caso, recomendamos que procure um agrônomo na sua região para que o mesmo posso analisar o pé de maracujá e orientá-lo em relação aos problemas mencionados.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Bom dia Tenho um pé de maracujá doce que está lindíssimo. Cheio de frutas.Mas não conseguimos aproveitar nenhuma.Está lindo e de repente murcha e cai. Dentro ele está mal formado e cheio de larvas. Vcs poderiam me ajudar no que devo fazer? Mto grata
Olá,Maria Teresa
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Existem diversas causas para os sintomas relatados, sendo assim, o ideal é procurar por um especialista, para que ele possa diagnosticar a causa real do problema, e indicar o melhor tratamento.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Quero produzir em uma pequena área de 1 hectare.
Olá, Emanuel
Como vai?
O CPT disponibiliza o curso: Produção de Maracujá, este curso apresenta a técnica de produção do maracujá, abordando o preparo das sementes, a formação das mudas, o preparo do solo, o plantio, os tratos culturais, as principais pragas e doenças, a colheita e a comercialização dos frutos.
Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-fruticultura-agricultura/producao-de-maracuja e conheça mais sobre o curso.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Tenho uma pequena cultura de maracujá que está na fase de produção e tem morrido várias plantas ( que pelo que li pode ser murcha ou fusariose ) . O que devo fazer pois estou com receio de perder toda a produção .
Olá,Elcion Castro
Como vai?
Recomendamos que procure um agrônomo especializado em fruticultura na sua região, para que este profissional consiga orientá-lo em relação aos problemas relacionados a sua plantação.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77