Tire suas dúvidas sobre laranjeiras

Ao cultivar laranjeiras, algumas dúvidas podem aparecer

Laranjeira

A laranjeira é uma árvore da família Rutaceae que produz a laranja, um fruto cítrico bastante apreciado por todo o mundo. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja, o que faz com que a atenção ao cultivar essa frutífera deva ser redobrada, pois algumas dúvidas podem surgir durante esse processo.

Dalmo Lopes de Siqueira, Professor do Curso Online UOV Produção de Mudas Frutíferas, explica que, no geral, cultivar plantas frutíferas é uma atividade econômica rentável para pequenos e médios produtores, que podem vender as frutas para fabricantes de sucos, geleias, consumo in natura, e outros.

Tire agora algumas de suas dúvidas em relação ao cultivo de laranjas:

Por que motivo a minha laranja nasceu com uma casca amarela e verde?

As laranjeiras, assim como outros citros, são plantas que são muito suscetíveis à ocorrência de quimeras. No momento da formação do fruto, há a união de diferentes tecidos das plantas. Ao se unirem, eles mantêm a identidade genética, uma vez que já são “programados” geneticamente para de diferenciarem. Por conta disso, esse órgão ou o tecido, na região onde se encontram, apresentam-se diferentes. Esse é um fenômeno natural e que não causa prejuízo à laranjeira.

Fruta nascendo com casca amarela e verde, o que pode ser?

Esse fenômeno é conhecido como quimera, que consiste na união de tecidos diferentes das plantas, no momento da formação do fruto. Pela genética, estão “programados” para se diferenciarem, e daí a coloração dupla. É um fenômeno natural e não chega a prejudicar a planta.

Por que as folhas e frutos da laranjeira estão acinzentados e parecendo verdes?

Isso é causado pela fumagina, que é um fungo que cresce sobre as folhas, frutos e ramos. Não causam danos diretos à planta, mas impede a fotossíntese. Ocorrem devido à presença de substâncias adocicadas liberadas por insetos, como pulgões e cochonilhas. Nesse caso, é necessário combater essas pragas com inseticidas naturais e limpeza das folhas.

Por que as laranjas estão deformadas?

Isso acontece devido ao ataque de insetos e ácaros na fase inicial da formação do fruto, que lesionam o tecido jovem. Alguns vírus e fungos também podem provocar a deformidade, sendo necessário investigar detalhadamente as condições de plantio e pedir auxílio a um engenheiro agrônomo para que possa dar orientações contra esse mal.

Como combater a ferrugem de laranjeiras?

Resultado da ação de uma bactéria, o cancro cítrico afeta não só as laranjeiras, como também todas as espécies de citros comerciais. Causam desfolhação, queda prematura e lesões em frutos que prejudicam a comercialização. Para essa doença, não há tratamento. De acordo com a legislação federal, é necessário eliminar a planta doente, de forma a evitar a contaminação de outras plantas.

Como curar o amarelecimento dos frutos e queda das folhas?

Esse amarelecimento é causado por uma praga denominada broca. Provocam prejuízos diretos na cultura de cítricos e, em alguns casos, são difíceis de serem controladas. Se tiverem atacado o tronco, não há nada a fazer além da eliminação da planta. Se estiverem em ramos, corte-os e queime-os para certificar-se que foram eliminadas. Inseticidas próprios para essa praga também podem ser úteis, mas devem ser indicados por um engenheiro agônomo.

Como controlar manchas amarelas que cobrem as folhas, que caem em seguida, provocando a morte dos pés de laranja?

Essas manchas podem ser causadas por fungos oportunistas, que se aproveitam da alta umidade do local. Para eliminá-los, remova a parte atacada e queime-a. Também é importante a poda dos ramos internos. Isso produzirá uma abertura na copa da árvore, o que permitirá maior incidência de raios solares e consequente diminuição da ocorrência desses fungos.

O que causa rachaduras nas laranjas e como evitar?

Essas rachaduras são causadas por alterações climáticas. Condições extremas de seca ou de chuvas aceleram o desenvolvimento do fruto, em relação ao da casca, provocando a rachadura. Nesses casos, medidas paliativas como uma adubação equilibrada e adição de potássio, além do raleio das frutas que já estão rachadas podem ajudar.

Porque minha laranjeira não está produzindo frutos?

Falta de frutificação pode ocorrer por utilização de mudas não enxertadas, disponibilidade insuficiente de água, ausência ou uso inadequado de adubos.

Como corrigir o crescimento das folhas jovens, que estão enrugadas?

As folhas enrugadas podem ocorrer por deficiência mineral, ataque de pulgões ou das larvas minadoras dos citros. É importante detectar a presença do invasor logo no começo da infestação, quando os brotos já comecem a aparecer. Examine cada planta a fim de encontrar alguns ponteiros de ramos. Inseticidas e defensivos agrícolas podem ser usados, porém, ressaltamos que é necessária a prescrição por um engenheiro agrônomo.



Conheça nossos Cursos Online da Área Fruticultura:

Produção de Mudas Frutíferas
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Produção de Maracujá

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você