A preparação técnica em equipes amadoras de futebol

O condicionamento físico, essencial para os atletas, deve ser treinado constantemente

Jogador de futebol

Um dos esportes que mais despertam a atenção e interesse das pessoas é o futebol. Para quem é atleta, esse esporte requer muita atividade física. Consequentemente, esse esporte provoca muito desgaste físico e requer muita preparação e condicionamento, para que o atleta possa realizá-lo sem problemas.

Em equipes amadoras, o treino físico é um pouco prejudicado devido ao fato de não existir uma regularidade entre eles e, também, porque os atletas não têm responsabilidade em questão de treinar. Porém, durante o treino, muitas habilidades precisam ser praticadas, pois serão necessárias para qualquer jogo que a equipe dispute. Entre elas, estão:


Resistência


Essa habilidade diz respeito à capacidade individual de suportar esforços intensos em determinados períodos. A resistência pode ser de três formas: aeróbia, quando a intensidade é pequena, mas o período é longo; a anaeróbia, quando o período é pequeno, mas a intensidade é alta; e a muscular, que consiste na capacidade de um músculo ou um grupo deles realizar determinadas atividades repetidas vezes.


Força


A força permite a um músculo ou grupo muscular opor-se a uma resistência. Se apresenta de três formas: força dinâmica, quando a força muscular se diferencia da resistência e produz movimento; força estática, quando a força muscular e resistência se igualam, não produzindo movimento; e força de explosão, que é a conjugação entre força e velocidade.


Flexibilidade


Essa é a qualidade física de desempenhar movimentos voluntários com maior amplitude possível de uma articulação ou combinações de articulações num determinado sentido, sendo realizados dentro dos limites morfológicos e sem provocar lesões.


Coordenação


Capacidade de realizar movimentos coordenados pela mente e corpo, obtendo o máximo de eficiência e economia de esforços.


Velocidade


A velocidade permite aos atletas realizar uma ação em um curto período. Se apresenta de duas formas: velocidade de reação, que é notada a partir de um estímulo e resposta; e velocidade de movimento, quando há rapidez na execução de uma contração muscular.


Agilidade


Difere-se da velocidade, pois a agilidade permite ao atleta mudar a posição do corpo ou a direção do movimento no menor tempo possível.


Equilíbrio


Diz respeito à manutenção da projeção do centro de gravidade dentro da área de superfície de apoio. O equilíbrio pode ser: dinâmico, quando é mantido durante o movimento; estático, observado em repouso; e recuperado, situado no ponto onde ocorre a transição entre o repouso e o movimento ou vice-versa.




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Fonte: Treinamento Esportivo.com – treinamentoesportivo.com


por Renato Rodrigues

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