Como determinar as fases do treinamento das categorias de base?

É importante compreender as fases do treinamento das categorias de base para não prejudicar o futuro dos atletas

Futebol

As categorias de base possuem diamantes brutos que, futuramente, poderão ser os grandes novos nomes do futebol brasileiro. Então, como esses jovens devem ser preparados? Esse impasse está presente em quase todos os clubes e é um obstáculo para esses jovens que sonham em ter um futuro brilhante no mundo da bola.

Muitos atletas começam a atuar no clube muito novos, atingindo o auge profissional pouco anos depois de estrearem em equipes profissionais. Com isso, o dilema em dividir as etapas de treinamento desses jogadores é bastante presente na vida dos profissionais que trabalham com as categorias de base.

Próspero Paoli e Alexandre Grasseli, professores do Curso Online Preparação Física no Futebol Aplicada às Categorias de Base, da UOV, ressaltam que é de extrema importância que essa formação seja feita respeitando a maturidade cronológica e física dos jogadores, pois, do contrário, o atleta poderá ter prejuízos de rendimento no campo ou, ainda, ter sua carreira prejudicada.

Esse treinamento pode ser dividido em generalizado e especializado. O primeiro deve ser implementado dos 6 aos 14 anos de idade e o segundo a partir dos 14. Cada um desses pode, ainda, ser dividido em dois: generalizado inicial, dos 6 aos 10 anos; e generalizado em formação atlética, dos 11 aos 14. O especializado engloba a especialização, que vai dos 15 aos 17 anos e a alta performance, que é aplicada aos maiores de 17 anos.

Alguns dos atletas costumam se destacar pelo seu desempenho e acabam por subir de categoria, devido às suas habilidades. Porém, acelerar o processo de formação deles, haja vista que muitos estão ainda em formação corporal, pode ser prejudicial ao seu rendimento com atleta e, também, ao desenvolvimento do seu organismo.

Nas fases iniciais, o objetivo principal é a definição, para o atleta, de o que o corpo dele é, pois é ele que será a base para toda a sua vida no esporte. Essa etapa deve compreender os movimentos e as noções básicas do esporte, não tendo como foco o alto rendimento. É preciso dar aos jovens a vivência de jogos com a bola no pé, tentando, ao máximo, eliminar o caráter competitivo, dado que isso poderá gerar frustrações no futebol ou até mesmo pessoais.

É nessa fase também que ocorre a fixação da coordenação motora dos atletas, início dos treinamentos específicos, o conhecimento e progressão leve de cargas, podendo dar início aos treinamentos de força explosiva, que serão essenciais para as exigências do alto desempenho.

Na especialização, a introdução de cargas de força máxima e o aumento das cargas da força explosiva devem ser treinadas. É a partir dela que se começa a exigir alto rendimento dos atletas, deixando-os prontos para atuarem na equipe profissional.

Vale ressaltar que, ainda que o clube espere por vários títulos e pela venda dessas “joias”, é preciso, antes, entender que esses atletas precisam ser treinados com a finalidade de preservá-los, para que não se comprometa a integridade física deles.


Conheça nossos Cursos Online da Área Futebol de Campo:


Preparação Física no Futebol Aplicada às Categorias de Base
Preparação Física no Futebol Aplicada às Categorias de Base – Avançado
Treinamento Tático no Futebol – Sistema 4x4x3 3x5x2

Fonte: Universidade do Futebol – universidadedofutebol.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você