Futebol – O escanteio

Uma jogada de contra-ataque bem pensada e ensaiada na hora de se defender no escanteio pode garantir o gol

Bola para escanteio

O futebol, por ser um esporte coletivo, depende da sincronia entre os jogadores para levar um time à vitória. As jogadas ensaiadas são uma das formas mais comuns de organizar a equipe de forma sincrônica. Segundo Próspero Brum Paoli, professor do Curso Online de Futebol – Jogadas Ensaiadas de Lateral e Escanteio, da Universidade Online de Viçosa, “Uma tática utilizada pelos treinadores são as jogadas ensaiadas, ou seja, durante os treinos, os técnicos colocam situações específicas recorrentes nas partidas e treinam repetidamente passes que aumentam o aproveitamento e melhoram o resultado no jogo.”.

O escanteio ou tiro de canto é uma forma de reiniciar o jogo, quando a bola sai pelas linhas laterais do gol – chamadas de linha meta –, após tocar algum jogador do time que o defende. É nessa hora que os jogadores devem colocar em prática algumas jogadas ensaiadas.

De acordo com as Regras do Futebol da CBF para o tiro de canto, após a saída da bola pela linha meta, ela deverá ser colocada no interior do quadrante da bandeira de canto do campo, que não deverá ser retirada. O escanteio deve ser executado por qualquer jogador. Os adversários devem estar à, no mínimo, 9,15m de distância da bola até que ela seja posta em jogo. O jogador poderá lançar a bola na área do time adversário ou tocá-la para um jogador da mesma equipe, mas não poderá tocá-la novamente sem que outro jogador tenha tocado, pois configuraria “dois toques” e a cobrança se transformaria em um tiro livre indireto para a equipe adversária.

Para qualquer outra infração não especificada pelas regras, o tiro de canto deverá ser repetido.

Exemplo de jogada ensaiada:

O time deve estar posicionado na zona defensiva para a cobrança de escanteio do time adversário, o lateral direito posicionado na primeira trave, com o volante direito e o meia de armação na mesma linha para o apoio. O zagueiro esquerdo estará posicionado perto da marca do pênalti. Logo atrás, na linha da segunda trave, estará o lateral esquerdo. Ainda dentro da área, ficando com a sobra, o volante esquerdo estará posicionado. Atrás do goleiro, na segunda trave, o lateral esquerdo estará posicionado. O meia-atacante ficará com a sobra, posicionado na entrada da área, próximo à meia lua. Os atacantes estarão próximos ao meio-campo, um aberto pela esquerda e o outro ao meio – essa jogada precisa da defesa do goleiro. Ele deverá interceptar a bola cobrada pelo escanteio da equipe adversária.
Feita a defesa, o meia-atacante que está esperando a sobra segue em direção ao atacante esquerdo, que irá em direção ao ataque indo ao encontro do atacante que estava posicionado no meio-campo.
O atacante que estava no meio-campo observa a movimentação do outro atacante e retorna à sua posição original. O goleiro, que observa os movimentos realizados pelo meia-atacante e pelos atacantes, faz o lançamento ao meia-atacante. O meia, após fazer o domínio da bola, com velocidade, faz o passe ao atacante que se deslocou à lateral. O atacante, nesse momento, terá espaço para conduzir a bola ao ataque. Ao aproximar-se da área do pênalti, perceberá a aproximação do outro atacante e, ainda, do meia-atacante, que estará logo atrás da linha da bola.
Caso o atacante não sofra marcação ao fazer a condução da bola à zona ofensiva ele poderá realizar a finalização a gol. Essa escolha deverá ser feita por ele após análise da situação e verificação da melhor jogada.
É importante observar que, caso o escanteio seja cobrado pelo outro lado, a jogada mostrada deverá ser realizada pela direita, seguindo esses mesmos passos.
Esta é uma jogada realizada com muita velocidade e com o intuito de finalizá-la com um número mínimo de passes. O importante é observar que o meia-atacante, quando se movimentar para receber a bola, deverá ter o cuidado de não se adiantar e se aproximar demais do atacante e de seu marcador. Nem, tampouco, o atacante deverá se atrasar e, também, se aproximar do meia.


Conheças nossos Cursos Online da Área de Futebol de Campo:
Futebol – Jogadas Ensaiadas de Lateral e Escanteio
Futebol – Treinamento Avançado de Goleiro
Como Treinar uma Equipe de Futebol


Fonte: CBF – www.cbf.com.br


por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você