Futebol: o escanteio

Uma jogada de contra-ataque bem pensada e ensaiada na hora de se defender no escanteio pode garantir o gol

Bola para escanteio

O futebol, por ser um esporte coletivo, depende da sincronia entre os jogadores para levar um time à vitória. As jogadas ensaiadas são uma das formas mais comuns de organizar a equipe de forma sincrônica. Segundo Próspero Brum Paoli, professor do Curso de Futebol – Jogadas Ensaiadas de Lateral e Escanteio,

“Uma tática utilizada pelos treinadores são as jogadas ensaiadas, ou seja, durante os treinos, os técnicos colocam situações específicas recorrentes nas partidas e treinam repetidamente passes que aumentam o aproveitamento e melhoram o resultado no jogo.”


O escanteio ou tiro de canto é uma forma de reiniciar o jogo, quando a bola sai pelas linhas laterais do gol – chamadas de linha meta –, após tocar algum jogador do time que o defende. É nessa hora que os jogadores devem colocar em prática algumas jogadas ensaiadas.

De acordo com as Regras do Futebol da CBF para o tiro de canto, após a saída da bola pela linha meta, ela deverá ser colocada no interior do quadrante da bandeira de canto do campo, que não deverá ser retirada. O escanteio deve ser executado por qualquer jogador.

Os adversários devem estar à, no mínimo, 9,15m de distância da bola até que ela seja posta em jogo. O jogador poderá lançar a bola na área do time adversário ou tocá-la para um jogador da mesma equipe, mas não poderá tocá-la novamente sem que outro jogador tenha tocado, pois configuraria “dois toques” e a cobrança se transformaria em um tiro livre indireto para a equipe adversária.

Para qualquer outra infração não especificada pelas regras, o tiro de canto deverá ser repetido.

Exemplo de jogada ensaiada


O time deve estar posicionado na zona defensiva para a cobrança de escanteio do time adversário, o lateral direito posicionado na primeira trave, com o volante direito e o meia de armação na mesma linha para o apoio.

O zagueiro esquerdo estará posicionado perto da marca do pênalti. Logo atrás, na linha da segunda trave, estará o lateral esquerdo. Ainda dentro da área, ficando com a sobra, o volante esquerdo estará posicionado. Atrás do goleiro, na segunda trave, o lateral esquerdo estará posicionado.

O meia-atacante ficará com a sobra, posicionado na entrada da área, próximo à meia lua. Os atacantes estarão próximos ao meio-campo, um aberto pela esquerda e o outro ao meio – essa jogada precisa da defesa do goleiro. Ele deverá interceptar a bola cobrada pelo escanteio da equipe adversária.

Feita a defesa, o meia-atacante que está esperando a sobra segue em direção ao atacante esquerdo, que irá em direção ao ataque indo ao encontro do atacante que estava posicionado no meio-campo.

O atacante que estava no meio-campo observa a movimentação do outro atacante e retorna à sua posição original. O goleiro, que observa os movimentos realizados pelo meia-atacante e pelos atacantes, faz o lançamento ao meia-atacante.

O meia, após fazer o domínio da bola, com velocidade, faz o passe ao atacante que se deslocou à lateral. O atacante, nesse momento, terá espaço para conduzir a bola ao ataque. Ao aproximar-se da área do pênalti, perceberá a aproximação do outro atacante e, ainda, do meia-atacante, que estará logo atrás da linha da bola.

Caso o atacante não sofra marcação ao fazer a condução da bola à zona ofensiva ele poderá realizar a finalização a gol. Essa escolha deverá ser feita por ele após análise da situação e verificação da melhor jogada.

É importante observar que, caso o escanteio seja cobrado pelo outro lado, a jogada mostrada deverá ser realizada pela direita, seguindo esses mesmos passos.

Esta é uma jogada realizada com muita velocidade e com o intuito de finalizá-la com um número mínimo de passes. O importante é observar que o meia-atacante, quando se movimentar para receber a bola, deverá ter o cuidado de não se adiantar e se aproximar demais do atacante e de seu marcador. Nem, tampouco, o atacante deverá se atrasar e, também, se aproximar do meia.


Conheças nossos Cursos Online da Área de Futebol de Campo
Fonte: CBF – www.cbf.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Rogério Guilherme Raber

7 de dez de 2022

Numa cobrança de escanteio, é obrigatório a bola sair do espaço reservado para um outro jogador poder tocar, digo dar o segundo toque?

Resposta do Portal Cursos UOV

8 de dez de 2022

Olá, Rogério! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT.

Felipe Nunes Rodrigues da Silva

21 de jan de 2022

Boa tarde! Queria tira uma dúvida. Se o jogador chuta pro gol, toca no adversário e vai pra escanteio, mas o juiz acaba o jogo sem permitir o escanteio, é validado ou não ?

Resposta do Portal Cursos UOV

3 de fev de 2022

Olá, Felipe! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Nesse caso, recomendo que você procure um especialista no assunto para orientá-lo de forma mais eficiente. 

Abraços! 

Lorena

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você