A alimentação de bezerros – o creep-feeding

Os bezerros devem ser bem alimentados até atingirem o desmame para garantir eficiência no resultado do animal

Alimentação de bezerros

Após o nascimento de bezerros, a mãe fornece a quantidade suficiente de alimento para o crescimento deles até os dois meses de idade. A partir desse período, o leite, sozinho, já não é capaz de preencher todas as exigências nutricionais do animal até que ele desmame com peso ideal. Essa condição é necessária, pois isso garantirá a eficiência e rentabilidade financeira da atividade, haja vista que, quanto mais pesado o bezerro ao desmamar, menor será o tempo necessário para que ele atinja o peso ideal para o abate.

“Todo pecuarista deve ter em mente que o grande objetivo da fase de cria na atividade pecuária é manejar os bezerros para que vivam com saúde e cheguem ao desmame com o maior peso possível.”, afirma Alexandre Lúcio Bizinoto, professor do Curso Online de Cria de Bezerros de Corte, da Universidade Online de Viçosa.

O creep-feeding é um recurso para oferecer suplementos concentrados para as crias. Combinando leite, forragem e concentrado na dieta do bezerro, é possível garantir ganhos de peso que podem chegar a pouco mais de um quilo ao dia, em média, até o desmame. Com esse tipo de suplementação será possível desmamar um bezerro com mais de 250 kg, dependendo, é claro, do seu potencial genético. Como é importante oferecer esse concentrado apenas para o bezerro, utiliza-se um cocho exclusivo para ele, separando-o da mãe durante a alimentação, denominado creep-feeding.

Nos cochos do creep-feeding deve ser colocado concentrado de boa qualidade, bastante palatável, de preferência peletizado, ou com textura mais grosseira. Rações em pó, muito finas, são desaconselháveis. O NDT (Nutrientes Digestíveis Totais) deve ser de 75% a 80%, enquanto a proteína bruta, de 18 a 20%. Nessa formulação, o ideal é buscar apoio de um técnico especializado, já que é possível utilizar ingredientes variados, que podem complicar os cálculos de balanceamento. Uma composição bem simples, sugerida como ração para creep-feeding, pode ser composta por 80% de milho moído e 20% de farelo de soja.

Mas, é importante estar atento, pois, nesse sistema de alimentação, é fundamental fornecer produtos específicos para bezerros, pois, além da função de mineralizar, e por consequência  melhorar os resultados do animal, têm a função de desenvolver o trato digestório dos mesmos, acelerando o desenvolvimento do rúmen, primeiro compartimento do estômago dos ruminantes, responsável por fermentações microbianas importantes para o desenvolvimento animal.

A quantidade de alimento fornecido por dia vai variar com a raça, a idade do bezerro e o ganho esperado, indo de 0,5% a 1% do peso vivo do animal. Em geral, isso corresponde a um consumo médio de 600g nas fases iniciais da suplementação, podendo chegar a 1,2 kg/dia no período próximo ao desmame. Será preciso cuidado para que o ganho não seja excessivo, que pode ser prejudicial aos bezerros.



Conheça nossos Cursos Online na Área de Gado de Corte:
Cria de Bezerros de Corte
Recria de Bezerros de Corte


Fonte: Expresso MT – expressomt.com.br


por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você