Em Paracatu, interior de Minas Gerais, a fazenda Santos Reis, que tem capacidade para engordar 50 mil bois confinados, tem investido em novas técnicas para garantir o bem-estar desses animais e, consequentemente reduzir alguns problemas enfrentados, como a morte de animais.
A técnica desenvolvida por eles é uma técnica de manejo que não usa nenhum instrumento. Sem ferrão ou bandeira, o vaqueiro conduz o gado sem gritar e sem tocar neles. Assim, o bem-estar do gado é garantido e o animal se estressa menos. Doenças como a pneumonia, que pega o animal estressado e com o sistema imunológico baixo afetam menos o rebanho.
Como funciona a técnica Bud Williams?
Essa técnica consiste na observação do animal. De acordo com o engenheiro agrônomo responsável pela fazenda, Antony Luinenberg, é preciso observar quem são os dominantes e os sentinelas do rebanho, para conduzi-los da forma mais calma possível. Após a observação, ele entra no piquete e reúne o gado com tranquilidade, dando voltas em todo o cercado. Depois, movimenta-se para frente e para trás. Em suas palavras: “O bovino é uma presa, então, a gente trabalha com ela com alívio e pressão. Então, eu coloco pressão, olho no olho desse animal, direciono para lado que eu quero que ele vá, coloco pressão e alívio. Por que? Para poder fazer esse animal se movimentar para o lado que eu quero que ele se movimente”. Esses passos devem ser repetidos diariamente, por 15 a 20 dias após a chegadas dos animais, para que se acostumem com as pessoas.
Outro investimento da fazenda foi a “bud box”, que custou aproximadamente R$300 mil. Essa caixa de ferro vazado é um espaço de quatro metros de largura por até nove de comprimento e é uma estrutura pensada especialmente para o manejo sem o uso das mãos. O veterinário responsável pela fazenda ainda ressalta a eficiência da bud box, dado que ela funciona para o hospital: “A mortalidade reduziu em 60% e o nível de acidente com os nossos manejadores caiu a zero depois da implantação do sistema. O problema de pneumonia, que tirava meu sono, não é o principal fator. Está controlado.”.
Conheça nossos Cursos Online da Área Gado de Corte:
Bovinos de Corte em Confinamento – Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais
Bovinos de Corte em Confinamento – Manejo e Gerenciamento
Alimentação de Bovinos de Corte
Fonte: G1 – Globo Rural – g1.globo.com/economia/agronegócios/globo-rural
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77