A melhor estratégia para administrar uma empresa e conquistar mercados está longe de ser alcançada. Essa procura desafia os indivíduos, preocupados em controlar os seus custos, desenvolver produtos e serviços diferenciados com qualidade e menor preço.
No ambiente externo, a concorrência acirrada, a mudança de hábitos dos clientes e a globalização exigem maior comprometimento com essas transformações, que se materializam nas decisões em tempo de manter ou melhorar as suas posições. Já no ambiente interno, a administração se orienta pelo esforço e busca incessante de compreender e responder às necessidades dos clientes, à frente de qualquer interesse dos indivíduos que trabalham na empresa.
Carlos Wizard, empreendedor que começou do zero e se tornou um dos principais empresários do Brasil, tem três dicas para você que tem um projeto para abrir e gerenciar uma empresa de sucesso. Abre aspas:
Tenha um produto ou serviço melhor do que o do seu concorrente
Se seu produto ou serviço for igual ao que já existe no mercado, você dificilmente conseguirá se destacar e o consumidor não conseguirá distinguir entre as diferenças entre escolher a sua marca ou uma marca qualquer. Tanto faz, não haverá ganho. Portanto, é importante que o empreendedor busque se diferenciar, oferecendo algo melhor do que já existe no mercado e que proporcione uma experiência positiva aos clientes, fazendo com que eles se tornem fiéis à sua marca.
Ofereça um produto ou serviço que permita seu cliente ganhar tempo
Digo isso pois sei que o tempo se tornou um bem escasso e valioso nos dias atuais. Ninguém gosta de esperar por horas para receber atendimento seja no restaurante, na clínica médica, em uma loja. A sensação de perder tempo é algo profundamente desagradável e irritante para o consumidor. Lembre-se que cada vez mais as pessoas estão dispostas a fazer qualquer coisa que lhes permita ganhar tempo. Procure na sua empresa formas de proporcionar ao seu cliente ou consumidor um importante ganho de tempo.
Cobre um preço justo pelo produto ou serviço prestado
Isso não significa cobrar menos do que a concorrência para ganhar a preferência das pessoas. Aliás, essa é uma estratégia ineficiente. Se apenas o preço for seu diferencial isso pode levá-lo à falência. Acredito que depois de cumprir os dois primeiros princípios, o empreendedor estará apto a praticar um valor adequado ao seu produto ou serviço. E o consumidor estará disposto a pagar mais desde que perceba que o seu produto ou serviço vale mesmo a pena.
Essas três dicas podem parecer óbvias, mas, acredite, elas podem fazer toda a diferença no momento que o empreendedor está avaliando o melhor formato e estratégia para um novo negócio. E ainda que a empresa já esteja em funcionamento, cabe ao empreendedor se perguntar se a sua oferta se encaixa dentro destes requisitos. Tenha em mente que o sucesso da sua empresa está intimamente ligado à satisfação dos seus clientes – sem eles não há perpetuação de seu negócio.
Conheça nossos Cursos Online na Área Gestão Empresarial:
Administração Financeira na Pequena Empresa
Como Administrar Pequenas Empresas
Fonte: Pequenas Empresas & Grande Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77