Analista administrativo: funções e salário

Conheça um pouco mais sobre essa profissão, que está em alta

Analista admnistrativo

Hélvio Tadeu, professor do Curso Online UOV Como Administrar Pequenas Empresas, explica que a administração de empresas não é tarefa fácil e envolve vários profissionais. Independente do tamanho da empresa, desenvolver uma boa administração é fundamental para obter sucesso nos negócios.

O cargo de analista administrativo ganhou destaque nos últimos anos, dado que são muitas as ofertas e que essa carreira tem despertado o interesse de cada vez mais profissionais. Os salários são bons e a projeção de carreira também, proporcionando ao analista uma boa área de atuação.

Qual a função do analista administrativo?

Esse profissional trabalha na execução de várias tarefas para empresas ou organizações que trabalhem na área de administração, orçamento ou operações de negócios. Tem como finalidade transformar a empresa em que trabalha mais eficiente e lucrativa, realizando análises a partir de vários aspectos, como as finanças e a produtividade dos funcionários, criando estratégias e técnicas com o objetivo de aprimorá-los.

Possuem certa autonomia em seu trabalho, em escritórios. Porém, reportam-se a gerentes de departamentos ou de projetos, devendo colaborar na administração e supervisão de vários outros departamentos da empresa.

Responsabilidades

A empresa na qual o analista trabalha é quem ditará quais são as responsabilidades desse profissional. Porém, há algumas características em comum a todos os analistas administrativos:

Coleta de informações

Dado que esse profissional trabalha com a análise de dados, ele deve ser especialista em encontrar e reunir informações que sejam relevantes. Podem, por isso, trabalhar em conjunto com os chefes de cada departamento, coletando informações a partir de relatórios, entre outros.

Análise de dados

Após a coleta das informações, vem a análise dos dados obtidos. Como dito acima, devem analisar com o intuito de identificar onde é possível economizar dinheiro ou aumentar a eficiência, por exemplo. Também devem identificar tendências e podem prever tendências futuras. A partir dessa análise, será possível criar planos de ação ou estratégias para obter as melhores práticas e lucros maiores.

Fornecimento de apresentações e relatórios

Com base em suas descobertas, após a análise de dados, o analista administrativo deverá oferecer relatórios ao seu gerente, para apresentar tudo o que foi analisado, por meio de gráficos, diagramas, representações visuais de dados, entre outros.

Habilidades necessárias

- Analíticas;
- Domínio de matemática básica;
- Práticas e operações de negócios;
- Programas do Microsoft Office Suite, com ênfase em Excel e Power Point;
- Práticas de pesquisa.

Salários

A variar de acordo com seu conhecimento, nível e tipo da empresa em que está trabalhando, o analista pode ganhar de 1,5 a 6,4 salários mínimos. Em pequenas empresas, o salário costuma variar de 1,5 a 3,8 salários mínimos, ao passo que em médias, varia de 2 a 5 salários mínimos, e em grandes variam de 2,6 a 64 salários mínimos.



Conheça nossos Cursos Online da Área Gestão Empresarial:

Como Administrar Pequenas Empresas
Administração Financeira na Pequena Empresa
Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso

Fonte: Ponto RH – pontorh.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você