As diferentes fases do negócio

Para fazer o negócio crescer, é preciso pensar e saber agir nos diferentes momentos

Empresarios

Com o passar dos tempos, qualquer negócio passa por diferentes fases, que, consequentemente, exigem diferentes posturas do empreendedor. Após colocar a mão na massa, o fundador precisa se tornar um líder e delegar funções. O empreendedor, hoje, precisa planejar estratégias. Como podemos, então, nos adaptar a essas mudanças constantes?

Confira algumas perguntas e respostas que te ajudarão no momento de transformação:


O que indica que é hora de sair de tático e focar no estratégico?


A partir do momento em que se começa um negócio, você deve ser aquele “faz-tudo”. Você deverá cuidar da parte financeira, das vendas e até do pós-venda, sendo responsável pela execução, não pela estratégia. Porém, você precisa a pensar na parte estratégica quando projeta o futuro da sua empresa: onde você quer chegar, qual sua pretensão e o que você espera dos seus clientes, por exemplo.


É preciso ter essa visão de futuro desde o começo?


A resposta é sim. Basta pensar: de manhã, quando você acorda, você planeja seu dia, pensa no que vai fazer, onde irá e se programa para executar tudo o que precisa. Em se tratando de negócios, esse planejamento também é importante. Outro passo importante é saber gerir seu time, para que juntos, vocês possam chegar ao futuro que planejam.


Qual o momento certo para delegar tarefas operacionais?


Pensando no futuro, você pode perceber alguns sinais, como negócio estagnado, funcionários desmotivados, número de vendas estável (não cresce), entre outros. Esses sinais denotam que a empresa está muito preocupada com a produção, e não com o mercado. A partir daí, é preciso começar a planejar estratégias para expandir sua empresa e acelerar o negócio.


Como motivar seus funcionários e, ao mesmo tempo, reforçar a visão, missão e valores da empresa?


Essa tarefa exigirá muita comunicação. Você, antes, precisa tornar-se um líder. Líder é aquele que motiva seus liderados a crescerem e a produzirem, não aquele que manda. Uma apresentação em slides ou promover uma festa com bebida e comida a vontade não é suficiente para que seus trabalhadores se conectem com sua empresa e com seus propósitos. É preciso comunicar-se com seus colaboradores, divulgando e reforçando todas as características de sua empresa e estabelecendo um propósito.




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Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com


por Renato Rodrigues

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