Checklist básico para fidelizar seus clientes

Fidelizar o cliente é sinônimo de sucesso nas vendas e na prestação de serviços

Cliente realizando compra

Hélvio Tadeu Cury Prazeres garante que Fidelizar o cliente é o segredo do sucesso para qualquer empresa que vende produtos e presta serviços.”. O mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório é professor do Curso Online Fidelização de Clientes, da Universidade Online de Viçosa – UOV.

Quando um cliente para na porta de uma loja, isso significa que o visual e a vitrine já o atraíram. Isso é um bom sinal, mas só vai virar lucro se ele concretizar uma compra. No entanto, o mais importante não é realizar uma venda a esse cliente, e sim fazer com que ele volte a adquirir o seu produto ou serviço no futuro. Para garantir que isso aconteça, é fundamental trabalhar a fidelização.

Veja a seguir, algumas estratégias que são essenciais para que você faça com que o cliente se torne fiel ao seu negócio:


Conheça bem o seu cliente

Além dos dados que você deve possuir sobre o seu cliente, no seu cadastro, como nome, endereço e telefone, é preciso armazenar o histórico de compras. Adquira mais informações sobre o perfil desse cliente, fazendo formulários mais completos. Uma dica é oferecer algum brinde ou promover algum sorteio para premiá-lo. Com essas informações em mãos e auxílio das redes sociais, você pode estabelecer um canal de comunicação com todo o seu público-alvo, oferecendo produtos, serviços e promoções de maneira personalizada.


Crie vínculos entre o seu negócio e o seu cliente

O cliente deve ser reconhecido e a sua presença deve ser notada e valorizada. Seja por qualquer meio, real ou virtual, sempre ache uma maneira de o cliente poder registrar sugestões ou reclamações. Oriente os seus colaboradores para perguntarem se faltou algum produtos, se ele foi bem atendido, por exemplo. Treine os seus vendedores para sempre agradecer a preferência e a vinda até sua loja. Se for venda virtual, agradeça a compra. Se for uma prestadora de serviços, peça sempre uma avaliação. O setor de atendimento ao cliente é fundamental para as empresas acompanharem o mercado.


Quando tiver novidades, faça um novo contato

De acordo com os dados oferecidos pelo cliente, você poderá entrar em contato por e-mail ou redes sociais, por exemplo, divulgando novidades que possam agradar aquele cliente em especial, haja vista que você possui o histórico de compras dele. Identifique aqueles clientes que são formadores de opinião e têm redes de contatos significativas. Pelo perfil das redes sociais, por exemplo, você vai saber se ele é popular, se tem contatos significativos e ele poderá ser um grande aliado da sua empresa.


Agrade o cliente

Se a sua loja ou prestadora de serviços usa a estratégia de preços baixos, o cliente dificilmente aceitará pagar por um preço que for mais alto do que ele esperava. Por isso, usar essa estratégia é um pouco perigoso. Oferecer produtos personalizados ao cliente ou, por exemplo, uma cesta de frutas para os seus hóspedes, pode ser o diferencial de sua empresa e pode atrair o cliente. Outra estratégia é oferecer mais que a concorrência, pelo mesmo preço. Em outras palavras, se você trabalha com venda de roupas, por exemplo, pode oferecer ajuste grátis.


 

Conheça nossos Cursos Online na área de Gestão Empresarial:

Fidelização de Clientes
Merchandising Visual para o Seu Negócio
Como Administrar Pequenas Empresas

 

por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você