Como abrir uma microfranquia

Elas são ótimas opções para as pessoas com pouco capital que procuram uma atividade ou a recolocação no mercado de trabalho

Negócio entre franqueado e franqueador

Microfranquias são aquelas franquias que exigem investimento inicial baixo, de até R$80 mil. Geralmente, são opções para as pessoas com pouco capital que procuram uma atividade ou a recolocação no mercado de trabalho.

Abrir um empreendimento inédito do zero é uma tarefa muito árdua e arriscada, que despende tempo, estudo de mercado, criatividade, empreendedorismo, visibilidade, desenvolvimento da marca etc. Diante disso, a microfranquia possui vantagens, como a utilização de uma marca já conhecida e consolidada no mercado e o prévio desenvolvimento do know-how do negócio, lembrando sempre, é claro, que o franqueado não é o dono do negócio: ele responde ao franqueador. Sobre isso, Carlos Ruben Pinto, professor do Curso Online Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora da Universidade Online de Viçosa, explica que “um contrato de franquia simplesmente autoriza o uso da marca de acordo com regras previamente estabelecidas, ou seja, não se transfere a marca para os franqueados. Por ser um bem maior do franqueador, cabe somente a ele determinar sob quais condições os franqueados podem aplicar a marca. Cabe também ao franqueador supervisionar suas unidades franqueadas, com o objetivo de assegurar a manutenção do padrão operacional e o uso correto da marca, pois para o público consumidor em geral, os produtos e serviços associados à marca vêm de uma única fonte”.  

Atualmente, existem mais de 400 redes que oferecem esse formato de negócio. Quem deseja trabalhar nesse segmento, entretanto, deve saber analisar qual a franquia tem maiores chances de dar certo no mercado local.

Confira abaixo o passo a passo para abrir uma microfranquia:

  1. Atente-se ao que você gosta

Identifique sua área de atuação, considerando o que você gosta de fazer e no que você tem experiência.

  1. Estude as marcas que estão disponíveis

Escolhida a área, pesquise e liste quais as franquias disponíveis que se encaixam na sua área de atuação.  

  1. Pesquise sobre suas escolhas

Depois de listar as possíveis franquias, procure saber o máximo sobre cada uma. Acesse a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e procure informações sobre as redes, tais como: quais são associadas da ABF, quanto tempo têm de mercado, o número de unidades, qual a localização de suas franquias, se se concentram mais em uma determinada região do país, entre outras. É importante também verificar a reputação delas, para isso, entre nos sites e, principalmente, nos perfis das redes sociais. Os consumidores tendem a deixar muito claro suas opiniões sobre um serviço no espaço destinado aos comentários e avaliações.

  1. Contate as franquias

Na etapa anterior, já é possível eliminar algumas opções. Agora, é preciso entrar em contato com as franquias que ainda estão na sua lista para tirar dúvidas, como o perfil pessoal que eles exigem, qual o investimento necessário, a taxa de franquia, os locais disponíveis para a abertura de novas unidades etc.

  1. Processo seletivo

Quando você for selecionar as melhores opções, se atente ao fato de que a rede é obrigada a fornecer o Circular de Oferta de Franquia (COF), documento no qual estão todas as informações financeiras e os contatos dos seus franqueados atuais e antigos. Isso é de extrema importância, pois você pode perguntar sobre o apoio oferecido pelo franqueador diretamente aos franqueados.

  1. Autoanálise

Antes de assinar o contrato e começar o investimento de fato, reflita sobre sua capacidade de gestão. Se estiver inseguro, procure capacitações, cursos de administração, planejamento de negócios e outros.

Somente depois de tudo isso definido, é hora de iniciar a abertura da empresa, a reforma do ponto e a contratação da equipe.

 

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Administração Financeira na Pequena Empresa

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Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios - revistapegn.globo.com/

Por Bruna Falcone Zauza

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