Como atrair clientes para minha loja?

Algumas dicas podem ser úteis na hora de expandir o seu negócio

Interior de uma loja

Para quem deseja montar uma loja, a primeira escolha deve ser qual tipo de loja abrir. Depois dessa importante decisão, cabe ao empreendedor planejar o seu negócio para atrair clientes. Entender de varejo no Brasil é fundamental para se obter o sucesso em seu empreendimento. É preciso criar, inovar, acrescentar, alterar as práticas de gestão do negócio para ter como resultado produtos e serviços que atendam as exigências dos consumidores e, consequentemente, faça com que eles comprem.

Adriano Godoy, professor do Curso Online Lojas de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing, alerta que “no Brasil, nós não temos a cultura do planejamento. Agimos ao contrário de países como os EUA, que planejam com certa antecedência tudo o que irão fazer. Estamos no país do ‘jeitinho brasileiro’, que não funciona bem quando o assunto é varejo.”.

Ao decidir abrir um negócio, ter uma boa localização é fundamental. Após encontrá-la, você deve seguir algumas dicas para o sucesso do seu negócio:


Conheça o seu consumidor


Mais do que oferecer um produto que esteja “em alta”, é preciso saber se ele atenderá às expectativas do seu consumidor. Saber o perfil de quem compra, quanto gasta em média, o que preferem, o que os motiva a comprar é essencial para oferecer um produto que tenha grande procura. Criar um cadastro e registrar suas compras pode ajudar na hora de traçar estratégias para fidelizar ainda mais o seu cliente. Outra dica é a de tentar superar as expectativas dos clientes, que continua sendo a melhor maneira de fidelizá-los.


Ofereça inovação


O primeiro passo é tentar responder à pergunta: o que estou oferecendo de inovador para os meus clientes? Não adianta ter uma loja igual às que há em cada esquina. A sua empresa deve deixar a sua marca a partir dos seus produtos, de forma a promover algum diferencial para seus consumidores. Seja na variedade ou na qualidade, o importante é diversificar, garantindo que o seu cliente saia satisfeito.


Promova o marketing boca a boca


O marketing boca a boca é uma ferramenta com grande potencial de sucesso para o negócio e é a forma mais barata de promover a sua loja. Por conta disso, atender cada cliente com “dedicação exclusiva” é essencial, pois marketing boca a boca trata-se de uma pessoa divulgar a seus familiares a amigos a experiência que teve no seu estabelecimento, bem como a variedade e qualidade de seus produtos.


Faça promoções


Com certeza, o fator determinante na escolha dos clientes na hora de comprar é o preço. Sempre que possível, descontos e promoções são bem vindos para atrair clientes. Uma dica é oferecer algum benefício para clientes que se cadastrem ou o famoso cartão fidelidade, de forma a promover um vínculo com eles. Mas, é preciso ter cuidado para não ter promoções demais ou descontos muito grandes, que podem comprometer o saldo do mês.


Cuide do visual de sua loja


A primeira impressão que o cliente tem da sua loja é com o que ele vê. Uma vitrine com produtos que chamem a atenção, organizada e iluminada atrai o seu cliente pra dentro da loja. Dentro, manter a organização dos produtos e dos vendedores também interfere, haja vista que alguns clientes se incomodam por algum atendente que fique no seu pé ou, em contrapartida, por atendentes que não dão atenção.




Conheça nossos Cursos Online na Área Gestão Empresarial:

Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing
Capacitação de Atendente de Loja – Técnicas de Vendas



Fonte: M.Pollo – mpollo.com.br


por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você