Como integrar e motivar funcionários das gerações Y e Z?

Os millennials e centennials, ou pessoas da geração Y e da geração Z, são responsáveis por boa parte da força de trabalho

Funcionários integrados

A gerações Y e Z, também conhecidas como millennials e centennials, são pessoas que nasceram a partir do começo da década de 80 e metade da década de 90, respectivamente. De acordo com um estudo do Bank of America Merrill Lynch, essas gerações representam 59% da população mundial e, em 2020, representarão 60% da força de trabalho.

A partir dessa informação, é preciso pensar em estratégias para integrar e motivar os funcionários dessas gerações. No contexto empresarial é sempre trabalhoso lidar com diferentes pessoas que, obviamente, possuem valores e visões diferentes. Saber integrar essas pessoas é fundamental para o bom funcionamento da empresa.

Os professores do Curso Online UOV Liderança Gerencial – Como desenvolver Habilidades em Liderança, afirmam que, para uma empresa conseguir otimizar sua gestão é preciso conhecer, antes, o perfil desses funcionários, para que seja possível pensar em estratégias para que ele realize o seu trabalho da melhor maneira e, consequentemente, beneficie a empresa.

Por terem nascido em contextos diferentes, os profissionais acabam por não se encaixar em modelos corporativos tradicionais. Conheça algumas dicas que poderão auxiliar na extração do melhor de cada funcionário das gerações Y e Z:


- Benefícios

O modelo de horário fixo e rígido não combina com essas novas gerações. Implantar um sistema de horários flexíveis, permitindo a esses funcionários realizar suas tarefas de forma organizada e ainda cuidar de assuntos pessoas pode ser útil. Essa autonomia em relação aos horários transmite confiança e isso acaba por se tornar uma motivação para o trabalho. Ainda, pode-se pensar em outros benefícios, como promoções e recompensas pelo cumprimento de metas. Uma socialização esporádica entre os funcionários é eficiente na integração da equipe.

- Desafios

Os millennials e centennials precisam de desafios. Deixe-os com tarefas importantes em vez de delegar funções banais. Isso fará com que eles consigam desenvolver suas capacidades e que sintam que fazem a diferença na empresa.

- Conhecimento

Essa geração é muito bem informada e capaz em relação às ferramentas digitais. O segredo está no aproveitamento dessa habilidade em benefício da empresa. Caso você vá utilizar alguma estratégia que envolva o meio digital, inclua-os no processo.

- Metas

As metas podem tanto motivar, quanto desmotivar os funcionários. Metas que ultrapassem o limite do possível podem desmotivar os funcionários e, ainda mais, os funcionários dessas gerações. Cada um deve saber qual seu papel na empresa, bem como seus objetivos.

- Criatividade

É preciso estar aberto à criatividade dos funcionários, deixando que eles deem sugestões e que apresentem propostas. Com isso, se sentirão mais identificados com os objetivos da empresa. Impedir que eles usem as redes sociais durante o trabalho não é algo positivo para essas gerações.

- Trabalho em equipe

Estimule o trabalho em equipe desses funcionários. Para que esse momento seja ainda mais rico para eles, os grupos podem ser compostos por pessoas de idades, áreas e estilos diferentes.



Conheça nossos Cursos Online da Área Gestão Empresarial:

Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança
Gestão de Pessoas em Vendas
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você