Se antes o nosso país se encontrava em meio a uma enorme crise econômica, hoje as perspectivas são de superação dessa crise. Por conta disso, as empresas, que eram obrigadas a deixar de lado a inovação e o crescimento para que pudessem se manter ativas, hoje precisam reencontrar o caminho da inovação para que possa superar a sua concorrência.
Hélvio Tadeu, professor do Curso a Distância e Online CPT Como Administrar Pequenas Empresas, explica que independentemente do tamanho da empresa, desenvolver uma boa administração é fundamental para obter sucesso nos negócios. Por conta disso, a inovação se torna palavra de ordem para os gestores que pretendem expandir seus horizontes.
Os modelos tradicionais de administração já estão desgastados e é preciso romper com eles para que se possa promover o crescimento empresarial.
A inovação faz parte da cultura
Muitos administradores, em situações atuais, temem que sua empresa fique obsoleta ou que seu produto se torne ultrapassado em um período relativamente pequeno, de 2 a 5 anos. Esse temor é justificado pelo grande índice de empresas que se retiram do mercado por não conseguirem se manter estáveis.
Logo, temos que a inovação é uma das soluções para a renovação e manutenção da competitividade de empresas. De pequeno, médio ou grande porte é preciso reinventar suas formas de trabalho para que a ruptura com os modelos clássicos se torne uma medida efetiva de crescimento e promova resultados palpáveis.
Prática da inovação
Para que se possa obter êxito dentro do mercado com a inovação, seguem algumas dicas:
Interação
Atrair consumidores somente para a compra não garante um público fiel e engajado em sua empresa. É importante motivar diálogos, troca de opiniões e experiências para que se possa entender os reais anseios e, assim, melhorar produtos e serviços com a intenção de favorecê-los.
Experiências
Para se destacar em relação à concorrência, é preciso permanecer presente na memória dos clientes. Como? Promovendo experiências em todas as etapas, como eventos, prêmios e sorteios, o que faz com que seu cliente lembre que a sua empresa não só fornece um produto ou serviço, como também faz parte de sua rotina.
Parcerias
Micro e pequenas empresas podem conseguir crescer ao formar parcerias com outras empresas do segmento, ajudando, ainda, na promoção das duas, pois essa estratégia é uma via de mão dupla.
Novas tecnologias
É comum pensar em tecnologia como algo acessível apenas a grandes empresas, mas algumas ferramentas disponíveis inclusive para as micro e pequenas empresas também podem ser úteis para facilitar o gerenciamento, como softwares ou sistemas de gestão operacional. Além de promover a redução de custos, também promove a otimização do tempo.
Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Gestão Empresarial:
Como Administrar Pequenas Empresas
Administração Financeira na Pequena Empresa
Como Administrar Estoque e Almoxarifado
Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77