Dicas de planejamento financeiro para micro e pequenas empresas

A função primordial do planejamento financeiro é proporcionar um duradouro equilíbrio no negócio

Planejamento financeiro

É mais frequente do que se imagina encontrarmos pequenas e médias empresas que têm uma preocupação muito grande em criar novos produtos e serviços inovadores e deixam em segundo plano a organização financeira do empreendimento. Com isso, não existe um controle de caixa efetivo, que permite saber se todos os pagamentos estão corretos, nem um plano financeiro com objetivos, projeções e estratégias bem definidas, capazes de salvar a empresa durante crises no mercado ou na economia nacional.

Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Online Como Administrar Pequenas Empresas da Universidade Online de Viçosa, esclarece que “a gestão e o planejamento financeiros referem-se à gestão dos recursos monetários, ao controle contábil e à análise econômica da empresa. Engloba atividades de aplicação de recursos, receitas e obrigações, análise financeira e econômica, gestão dos custos e da contabilidade gerencial, fiscal e tributária e ainda à gerência do crédito, da cobrança e da credibilidade da empresa”. Dessa forma, entende-se que as decisões financeiras são componentes integrais de todos os aspectos da estratégia de uma empresa.

A função primordial do planejamento financeiro é proporcionar um duradouro equilíbrio no negócio. As empresas que apresentam falta de recursos financeiros para cumprir seus compromissos devem, em primeiro lugar, buscar a origem dessa deficiência, que reside, normalmente, na má administração.

Por isso, veja algumas dicas de planejamento financeiro:

FLUXO DE CAIXA

O professor Hélvio explica que fluxo de caixa “é o instrumento de programação financeira que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado”. A melhor maneira de manter as despesas sob controle é conhecer bem essas entradas e saídas do caixa, pois só assim é possível ter uma visão das atividades desenvolvidas e operações financeiras que são realizadas diariamente e do grau de liquidez da empresa.

CAPITAL DE GIRO

A fluidez do negócio conta com um montante reservado para cobrir os compromissos assumidos e imprevistos que possam surgir na empresa em qualquer época, mas especialmente no seu início ou na implantação de grandes projetos. Desse modo, entende-se capital de giro como a parcela capital aplicada pela empresa, de forma bem administrada, em seu ciclo operacional.

Muitas vezes, o capital de giro inicial é composto por investimentos extras por parte dos fundadores do empreendimento, mas uma empresa com planejamento financeiro alcança condições de poupar recursos oriundos da sua própria liquidez, sem prejuízos.

SEM VIDA PESSOAL

Mesclar a conta pessoal com a conta empresarial é uma falha muito comum aos donos do negócio. Ao fazer isso, o lucro da empresa nunca vai aparecer, o que impossibilita a organização do capital de giro, investimentos e, consequentemente, o crescimento do negócio. Por isso, não misture as contas pessoais e profissionais. Defina um pró-labore justo para você e os demais sócios, considerando o valor do trabalho de cada um para que esses custos possam ser devidamente contabilizado e não cause desequilíbrio financeiro.

GASTOS

Não se esqueça de nenhum tipo de gasto da empresa. Do mesmo modo que contas importantes, por exemplo, aluguel, impostos e salários, são contabilizados, despesas pequenas e rotineiras, como água, luz, material de escritório, internet, produtos de limpeza e manutenção de equipamentos, também devem ser.

EMPRÉSTIMOS

Uma pequena e média empresa muitas vezes precisa de recursos para alavancar os negócios. O crédito pode facilitar a execução de projetos quando as empresas não dispõem de recursos próprios e, assim, fazer com que seu nível de atividade aumente.

Mas é preciso se atentar às condições de pagamento, juros e taxas de administração para não acumular dívidas. Casos estas aconteçam, sempre tente renegociá-la para tentar evitar mais juros.

TRAÇAR METAS

Estratégias e planos de ações bem desenvolvidos, que definem bem as metas e objetivos do empreendimento, contribuem para a menor ocorrência de erros de gerência, o que, obviamente, evita gastos imprevistos.

COMPRA DE SOFTWARES

Muitas empresas de desenvolvimento de softwares de gerenciamento, como o CPT Softwares, uma das mais respeitadas e conceituadas empresas do ramo, oferecem programas completos para a gestão de inúmeros tipos de negócio. Essas plataformas possibilitam maior praticidade para analisar e controlar o negócio, o que permite otimizar tempo e recursos, gerar lucros e obter um nível completo de organização administrativa.

Conheça os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área Gestão Empresarial:

Curso Online Como Administrar Pequenas Empresas

Curso Online Administração Financeira na Pequena Empresa

Curso Online Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

 

Fonte: O Globo - oglobo.globo.com

Por Bruna Falcone Zauza

Salvar

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você