Dicas para selecionar um bom vendedor

Fique atento na hora de selecionar vendedores

Vendedora e cliente

Na seleção de novos funcionários para o setor de vendas de qualquer empresa, é preciso verificar se o conjunto de características, conhecimentos, habilidades e atitudes, não apenas expostos, como também demonstrados em empregos anteriores e em todo o processo de seleção, estão adequados ao cargo.

A primeira coisa a se observar é a necessidade de definir o perfil desejado para esse vendedor. É comum perceber que o perfil almejado de um funcionário para desempenhar atividades como vendedor, supervisor ou gerente não se encontra claro para a maioria dos gestores.

Às vezes, as contratações são feitas com urgência. E, embora o gerente ou supervisor tenha ideia mental de qual é o perfil de funcionário que almeja, devido à pressa durante o processo seletivo, é comum esquecer ou não especificar de maneira clara as características necessárias ao perfil desse funcionário que irá integrar a equipe.

Há casos em que as empresas necessitam de um vendedor com conhecimentos específicos em determinada área, ou seja, conhecimentos técnicos. Todos esses exemplos ressaltam a necessidade de se detalhar o perfil de funcionário adequado à vaga na área de vendas.

Para não errar na hora de selecionar, aí vão algumas dicas:


- Observe se o futuro contratado tem a capacidade de entender o consumidor da sua empresa e é empático. Ele precisará descobrir as necessidades dos seus clientes para poder criar oportunidades de vendas.

- Observe se ele tem “jogo de cintura” para contornar as mais diferentes situações que poderão aparecer. Deve também saber lidar de forma personalizada com o cliente para poder cativá-lo.

- Observe a sua experiência. Geralmente, só é necessário adaptá-lo aos métodos da sua empresa, pois já detém conhecimento e habilidades específicas para esse cargo.

- Observe as características principais: disciplina, boa comunicação, criatividade, ética e diferencial para a área de vendas.




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Fonte: Exame – exame.abril.com.br



por Renato Rodrigues

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