Inovações no e-commerce: mcommerce, marketplaces e chatbots

Conheça um pouco sobre esses novos conceitos que têm surgido de forma a facilitar o e-commerce

E-commerce

A evolução tecnológica tem servido cada vez mais para facilitar a rotina das pessoas. Além da vida, ela tem facilitado também as mais diversas atividades, seja no campo pessoal ou profissional. No âmbito das compras online, ela tem servido para otimizar tempo, dinheiro e satisfação dos clientes.

O Professor do Curso Online UOV Como Administrar Pequenas Empresas, Hélvio Tadeu, afirma que atualmente, o e-commerce, ou comércio eletrônico, é totalmente aceito pela sociedade atual, dado que há praticidade para fazer compras e que também há confiança entre o consumidor e os estabelecimentos online.

Diversos são os novos mecanismos, criados para facilitar ainda mais a experiência de compra online dos consumidores. O Mcommerce, que é a venda feita a partir de um smartphone, tem crescido bastante. Dados apontam que boa parte do total de compras online é oriunda dos dispositivos móveis.

Marketplaces despontam como uma ótima oportunidade para micro e pequenas empresas, bem como para profissionais autônomos. Conhecer o seu cliente é fundamental para estabelecer uma comunicação mais eficiente, pois, dessa forma, é mais fácil planejar a melhor forma de se comunicar com ele.

Há também o surgimento de assistentes virtuais, os denominados chatbots. Um chatterbot nada mais é do que um programa que tenta simular uma conversação virtual entre pessoas, sem que haja a impressão de estar conversando com um robô ou programa.

Com clientes cada vez mais exigentes e certos do que querem, essa inovação está aliada à satisfação deles. Confira alguns pontos positivos desses assistentes:


- Agilidade na resolução de problemas

Com clientes estão cada vez mais cansados de esperar por atendimentos ou passar por diversas pessoas até que sua solicitação seja atendida, os chatbots e sua inteligência artificial, tornam possível o entendimento da linguagem do cliente e conseguem resolver o problema dele de forma mais ágil. A partir dessa agilidade, as empresas podem dedicar mais tempo a solicitações complexas, encontrando soluções de forma mais fácil.

- Menos tempo de espera

Quando um cliente entra em contato com a empresa, ele deseja passar o menor tempo possível na linha. Também há o fato de que uma fila de atendimento pode ser formada, o que sobrecarrega os operadores e gera uma imagem negativa da empresa. A partir dos chatbots, a espera diminui e o cliente passar a ter mais conforto em seu contato, tornando-se otimista em relação à empresa.

- A boa e velha experiência personalizada

Introduzindo e utilizando os chatbots corretamente, é possível apresentar ao seu cliente uma comunicação fácil, rápida e intuitiva. Iso proporciona vários benefícios: otimiza o tempo da empresa e do cliente e o lucro. Porém, para alcançar esses objetivos, o chatbot precisa estar conectado com uma base de dados consistente e que facilite o atendimento.

 


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Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

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