Por volta dos anos trinta, as empresas passaram a adotar a filosofia do controle financeiro, associando-o não apenas ao aspecto financeiro, mas também a outras questões, tais como: produção, vendas, mão de obra, projetos e etc. A partir de então, os administradores se conscientizaram de que, para alcançarem os objetivos pré-fixados, principalmente aqueles de longo prazo, haveria necessidade de controles específicos que proporcionassem uma confrontação periódica entre o previsto e o realizado.
Dado que quando uma empresa opera com base em planos eficientes, tudo o que acontece no presente é resultado de decisões tomadas no passado, o controle financeiro torna-se essencial para o futuro de uma empresa. Diante disso, ao planejar o sistema de controle financeiro, deve-se ter em mente alguns requisitos fundamentais necessários à sua eficiência:
Compatibilidade com o planejamento financeiro
A necessidade de adequação do controle ao planejamento é fundamental, visto que as implicações advindas de um controle financeiro deficiente ou inadequado poderiam acarretar má interpretação dos resultados obtidos, demora na tomada de decisões ou em outros problemas que, em muito, dificultarão alcançar os objetivos fixados.
Permitir ação imediata
Os controles financeiros devem permitir a ação imediata, antes do desastre total. O controle ideal é como radar que acusa o obstáculo e providencia a correção antes do choque.
Permitir avaliação das exceções
As informações devem ser prestadas ao administrador, mesmo que retratem exatamente o que delas se espera; entretanto, o que realmente interessa a ele é saber o que não vai bem, pois é essa informação que demandará alguma providência.
Refletir a estrutura
Um sistema de controle financeiro deve se apoiar na estrutura, além de permitir identificar os responsáveis pelos desvios e os centros de autoridade que devem adotar as decisões corretivas.
Compensar os custos
Cabe ao administrador avaliar a impotância relativa dos controles e fazer com que eles compensem os seus próprios custos.
Quando se fala em produzir bens e serviços, deve-se levar em conta que a empresa realização ações no mercado para negociar seus produtos.
Confira nossos Cursos Online na Área Gestão Empresarial:
Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa – Parte 1
Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa – Parte 2
Como Administrar Pequenas Empresas
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77