Quais os requisitos necessários para um bom controle financeiro?

O controle financeiro é essencial para o futuro de uma empresa

Dinheiro

Por volta dos anos trinta, as empresas passaram a adotar a filosofia do controle financeiro, associando-o não apenas ao aspecto financeiro, mas também a outras questões, tais como: produção, vendas, mão de obra, projetos e etc. A partir de então, os administradores se conscientizaram de que, para alcançarem os objetivos pré-fixados, principalmente aqueles de longo prazo, haveria necessidade de controles específicos que proporcionassem uma confrontação periódica entre o previsto e o realizado.

Dado que quando uma empresa opera com base em planos eficientes, tudo o que acontece no presente é resultado de decisões tomadas no passado, o controle financeiro torna-se essencial para o futuro de uma empresa. Diante disso, ao planejar o sistema de controle financeiro, deve-se ter em mente alguns requisitos fundamentais necessários à sua eficiência:


Compatibilidade com o planejamento financeiro


A necessidade de adequação do controle ao planejamento é fundamental, visto que as implicações advindas de um controle financeiro deficiente ou inadequado poderiam acarretar má interpretação dos resultados obtidos, demora na tomada de decisões ou em outros problemas que, em muito, dificultarão alcançar os objetivos fixados.


Permitir ação imediata


Os controles financeiros devem permitir a ação imediata, antes do desastre total. O controle ideal é como radar que acusa o obstáculo e providencia a correção antes do choque.


Permitir avaliação das exceções


As informações devem ser prestadas ao administrador, mesmo que retratem exatamente o que delas se espera; entretanto, o que realmente interessa a ele é saber o que não vai bem, pois é essa informação que demandará alguma providência.


Refletir a estrutura


Um sistema de controle financeiro deve se apoiar na estrutura, além de permitir identificar os responsáveis pelos desvios e os centros de autoridade que devem adotar as decisões corretivas.


Compensar os custos


Cabe ao administrador avaliar a impotância relativa dos controles e fazer com que eles compensem os seus próprios custos.

 

Quando se fala em produzir bens e serviços, deve-se levar em conta que a empresa realização ações no mercado para negociar seus produtos.


Confira nossos Cursos Online na Área Gestão Empresarial:

Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa – Parte 1
Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa – Parte 2
Como Administrar Pequenas Empresas



por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você