Quero ser secretária: e agora?

Conheça as características necessárias para se tornar uma boa secretária

Antes desempenhado por homens, o secretariado é hoje dominado por mulheres que precisam ser de confiança

Elas estão presentes nas escolas, empresas, consultórios médicos, escritórios. Sem elas, o dia-a-dia de muita gente seria confuso e apressado, afinal de contas, são as pessoas responsáveis por organizar agendas, remarcar compromissos, contatar clientes e resolver uma série de problemas típicos do local onde trabalham. A verdade é que uma grande parte da sociedade depende diretamente dessas importantes profissionais, as secretárias.

O trabalho de secretária inspira confiança e responsabilidade. Mas o que mais uma pessoa precisa fazer ou qual o comportamento indicado quando esse cargo é pleiteado? Para ajudar quem tem interesse de ingressar nesse ramo, listamos então cinco importantes características que uma secretária deve ter para obter sucesso na carreira.

Organização é tudo

Uma boa secretária deve saber catalogar, organizar e separar documentos e arquivos. A missão dela é otimizar o trabalho do chefe, e só organizando isso fica possível. A atenção aos detalhes é imprescindível e não deixa de ser uma forma de organização. A agenda de compromissos deve ser bem especificada, anotando sempre as datas, nomes e horários, para que nada fique esquecido.

Liderança abre portas

De nada adianta a secretária ser contratada para o cargo se ela não tiver iniciativa e liderança. A profissional ideal deve estar sempre motivada, executando as tarefas que lhe foram solicitadas e buscando solucionar todos os problemas que estão ao seu alcance. Pró-atividade é uma das características mais procuradas no mercado de trabalho e poder de liderança é sempre muito bem visto.

Comunicar é preciso

Quando estamos no trabalho, nos comunicamos o tempo todo, seja com o corpo, a fala e até mesmo a maneira em que estamos vestidos. Então fique atenta para não passar uma imagem negativa da empresa e de você mesma. Ser bem humorada e ter boa aparência é de suma importância, pois demonstra o cuidado com o cliente e deixa mais leve a rotina diária. Mas para completar a boa comunicação, é fundamental ter conhecimento de assuntos diversos e saber lidar bem com público. Essas duas características são a cereja do bolo.

Controle da mente e do tempo

A boa secretária sabe exatamente o que fazer em cada hora do dia. Tudo deve ser planejado e organizado, para que todas as atividades sejam cumpridas no prazo. Além de saber administrar bem o tempo, a profissional de secretariado deve saber trabalhar sob pressão, afinal, nem todos os dias serão tranquilos e previsíveis.


Atenção e concentração

Boa memória é uma característica que não pode faltar na secretária. Imagine se o chefe repassa uma demanda e ela simplesmente esquece? Como não somos máquinas, é válido anotar tudo o que é solicitado como tarefa, além de recados e pedidos de clientes. Para conseguir dar conta de tantos afazeres, concentração é a chave. Mergulhar no trabalho faz com que ele seja mais prazeroso e traz um resultado ainda melhor!

Um pouco de história:

Há muito tempo atrás, nas antigas civilizações egípcias e mesopotâmicas, por volta dos séculos IV e V, uma profissão se destacava na sociedade. Os escribas, homens de confiança do governante, seja rei ou imperador, eram responsáveis pela redação de cartas e ordens do reino, uma vez que dominavam a escrita. Além disso, cabia a eles organizar e classificar arquivos, e acompanhar o andamento das atividades executadas. Eles eram os predecessores das secretárias.

As mulheres entraram na profissão séculos depois, quando a máquina de escrever, inventada por Christopher Sholes, foi testada pela filha dele, Lílian, dando margem para a inserção do público feminino na atividade. Quando fizeram 100 anos do nascimento dessa pioneira, as fábricas que produziam máquinas de escrever organizaram um concurso para escolher a melhor datilógrafa. Anos depois, o dia 30 de setembro, data do centenário e do concurso, ficou conhecido como o Dia da Secretária.

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Por: Lorena Tolomelli

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