Tenha mais controle na administração de sua pequena empresa

É importante estar atento a procedimentos, que muitas vezes passam despercebidos e são cruciais para o crescimento da empresa

Dificuldades

Ao empenhar-se em administrar ou gerenciar uma pequena empresa, muitos enfrentam dificuldades que, muitas vezes, impedem o crescimento do negócio e limitam o lucro da empresa, desfavorecendo uma boa gestão.

Hélvio Tadeu Cury Prazeres diz, em seu Curso Online Como Administrar pequenas empresas, da Universidade Online de Viçosa, que “a melhor estratégia para gerenciar uma empresa, considerando a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes, está longe de ser alcançada. Essa procura vem desafiando os administradores, preocupados em controlar seus custos, colocar os produtos e serviços no mercado, com máxima qualidade e menor preço.”.

Algumas dicas podem ser úteis para esses pequenos empresários, quais sejam:


- Analise a produtividade

É extremamente necessário acompanhar de perto a meta de produção dos funcionários e a produtividade real alcançada por eles. Um planejamento minucioso pode funcionar não só no controle das metas, como também para dar a segurança de que a produtividade está percorrendo o caminho esperado.


- Verifique os resultados das vendas

Pequenas empresas, embora tenham poucos vendedores, quase sempre se perdem no controle das vendas. Conhecer o resultado demandará muito trabalho, mas garantirá sucesso na gestão, pois, nem sempre o vendedor que mais vende é o que mais dá lucro à empresa. É importante verificar o que está sendo vendido, o que sobra, quais os descontos que estão sendo dados, produtos que têm mais saída, entre outros pontos.


- Controle o estoque

Atrelado ao controle das vendas, é imprescindível o controle do estoque. Muitas empresas, por menores que sejam, têm um estoque com muitos itens, o que dificulta a contagem. Mas, é preciso conferir fisicamente se os dados de saída batem com o registro do estoque para garantir que os lucros estão sendo obtidos integralmente.


- Identifique possíveis reduções dos custos

Faça um plano de contas da sua empresa e tente identificar quais processos estão dando prejuízo. Certamente algum gasto pode ser diminuído ou até mesmo excluído se você verifica corretamente, o que aumentará o lucro da empresa. Mas, atenção! É preciso saber onde cortar pra não interferir negativamente no desempenho da empresa. Alguns gastos, por mais onerosos que sejam, podem ser extremamente necessários e por isso devem ser mantidos. Pense em longo prazo e tente diminuir ao máximo o que não interferirá na produtividade de sua empresa.


 

Conheça nossos Cursos Online da Área de Gestão Empresarial:
Como Administrar Pequenas Empresas
Administração Financeira na Pequena Empresa
Marketing para Pequenas Empresas

 

Fonte: Administradores.com – administradores.com.br

 

por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você