Gegório Ventura, professor do Curso Online Gestão de Pessoas em Vendas, da Universidade Online de Viçosa – UOV, explica que “Turnover é um termo de origem inglesa que foi incorporado como parte do vocabulário da área de recursos humanos para referir-se à rotatividade de pessoas em uma empresa, isto é, à entrada e saída de funcionários devido a remanejamentos, substituições, demissões e contratações.”.
O alto índice de turnover tem sido responsável por gerar diversos tipos de perdas na área comercial. A primeira delas é a perda de tempo, já que pessoas são treinadas para atuar em determinada função e despende-se tempo com processos seletivos, recrutamento e capacitação das mesmas.
A segunda forma de perda refere-se efetivamente às despesas na contratação e dispensa de funcionários, ou seja, a perda financeira. Quando um profissional se desliga da empresa, além dos gastos burocráticos com a sua saída, há também novos gastos com seleção e treinamento do novo funcionário, adaptação com a rotina e eficiência no serviço.
A terceira forma é a perda de credibilidade ou confiança por parte dos clientes. Essa última, talvez, seja a forma de perda mais difícil de recuperar, pois, muitas vezes, o cliente gosta de manter contato com o mesmo vendedor ou representante da empresa por algum tempo, visando firmar, por meio desse contato, uma relação estável com a instituição. Também pode impactar em outros funcionários, gerando desmotivação e questionamentos se não devem fazer a mesma coisa.
Esse índice elevado é um fato realmente preocupante, uma vez que aponta a dificuldade da empresa em manter seus colaboradores. Nesse sentido, algumas atitudes podem ser tomadas para diminuir a alta rotatividade e trazer sua empresa para dentro do padrão que não deve ultrapassar 5% do índice total de turnover.
Um dos motivos que leva uma pessoa a deixar uma empresa é a falta de engajamento. Pesquisas apontam que 29% das pessoas estão realmente engajadas em seu serviço. Isso representa que a cada três pessoas, apenas uma está satisfeita e sintonizada com a empresa.
Como solucionar o problema do turnover?
Contrate a pessoa certa!
Além de um bom currículo, é fundamental avaliar o perfil do candidato de acordo com o perfil da empresa, a capacidade de adaptação à cultura da empresa, aos gestores e aos colegas para acertar na escolha.
Motive seu funcionário!
Promoções, bonificações, benefícios, retornos positivos durante a evolução do funcionário podem fazer com que ele se sinta cada vez mais motivado a continuar na empresa e a produzir mais.
Conheça nosso Curso Online na área de Gestão Empresarial:
Fonte: Connect@ADP – blog.adp.com.br
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77