Turnover: o problema da área comercial

O chamado turnover tem se mostrado um grave e recorrente problema enfrentado por empresas

Funcionário assinando documento de demissão

Gegório Ventura, professor do Curso Online Gestão de Pessoas em Vendas, da Universidade Online de ViçosaUOV, explica queTurnover é um termo de origem inglesa que foi incorporado como parte do vocabulário da área de recursos humanos para referir-se à rotatividade de pessoas em uma empresa, isto é, à entrada e saída de funcionários devido a remanejamentos, substituições, demissões e contratações.”.

O alto índice de turnover tem sido responsável por gerar diversos tipos de perdas na área comercial. A primeira delas é a perda de tempo, já que pessoas são treinadas para atuar em determinada função e despende-se tempo com processos seletivos, recrutamento e capacitação das mesmas.

A segunda forma de perda refere-se efetivamente às despesas na contratação e dispensa de funcionários, ou seja, a perda financeira. Quando um profissional se desliga da empresa, além dos gastos burocráticos com a sua saída, há também novos gastos com seleção e treinamento do novo funcionário, adaptação com a rotina e eficiência no serviço.

A terceira forma é a perda de credibilidade ou confiança por parte dos clientes. Essa última, talvez, seja a forma de perda mais difícil de recuperar, pois, muitas vezes, o cliente gosta de manter contato com o mesmo vendedor ou representante da empresa por algum tempo, visando firmar, por meio desse contato, uma relação estável com a instituição. Também pode impactar em outros funcionários, gerando desmotivação e questionamentos se não devem fazer a mesma coisa.

Esse índice elevado é um fato realmente preocupante, uma vez que aponta a dificuldade da empresa em manter seus colaboradores. Nesse sentido, algumas atitudes podem ser tomadas para diminuir a alta rotatividade e trazer sua empresa para dentro do padrão que não deve ultrapassar 5% do índice total de turnover.

Um dos motivos que leva uma pessoa a deixar uma empresa é a falta de engajamento. Pesquisas apontam que 29% das pessoas estão realmente engajadas em seu serviço. Isso representa que a cada três pessoas, apenas uma está satisfeita e sintonizada com a empresa.

Como solucionar o problema do turnover?


Contrate a pessoa certa!


Além de um bom currículo, é fundamental avaliar o perfil do candidato de acordo com o perfil da empresa, a capacidade de adaptação à cultura da empresa, aos gestores e aos colegas para acertar na escolha.


Motive seu funcionário!


Promoções, bonificações, benefícios, retornos positivos durante a evolução do funcionário podem fazer com que ele se sinta cada vez mais motivado a continuar na empresa e a produzir mais.



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Fonte: Connect@ADP – blog.adp.com.br

 

por Renato Rodrigues

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