O professor do Curso Online UOV Como Administrar Pequenas Empresas, Hélvio Tadeu, explica que para administrar uma cooperativa é saber decidir e fazer acontecer, mas para administrá-la com sabedoria, é preciso estar apto a desenvolver algumas estratégias, necessárias para o sucesso de qualquer cooperativa.
Essa forma associação entre indivíduos ou até entre empresas com objetivos comuns, tem se tornado popular com o passar dos anos. Porém, as cooperativas apresentam vantagens e desvantagens em relação a outras formas de associação. Na realidade, esse trabalho em conjunto, no anseio de atingir objetivos de forma mais fácil, vem sempre carregado de desafios.
A cooperativa
Como o próprio nome sugere, a cooperativa parte do princípio de cooperação entre partes interessadas, com objetivos comuns e voz em todas as tomadas de decisões. Existem alguns tipos: cooperativas de propriedade de trabalhadores, que são democracias no local de trabalho, com equidade e voz; cooperativas de consumo, propriedade de seus compradores, que podem trabalhar horas em troca de grandes descontos; cooperativa de produtores, que são empreendimentos colaborativos de empreendedores independentes. Ainda, uma empresa pode ser uma cooperativa de solidariedade, pertencendo a várias partes interessadas, como trabalhadores e consumidores.
Algumas vantagens de cooperativas
Organização voluntária: qualquer pessoa que possua interesse em comum pode se tornar um membro de uma cooperativa, com taxa de filiação baixa, para que todos possam se beneficiar. Também, qualquer membro é livre para deixá-la.
Facilidade de formação: possuem a facilidade para serem formadas, em comparação a empresas. Basta observar as exigências legais simples para que quaisquer 10 membros que tenham atingido a maioria possam se unir com o objetivo de formar uma cooperativa.
Democracia: todos os cooperados possuem peso igual, isto é, direitos e deveres iguais. Diferentemente de empresas, membros que, por exemplo, possuam poder monetário, não podem se tornar “maiores” do que os outros.
Distribuição igual de excedente: tudo o que for excedente é dividido igualmente entre seus membros, beneficiando a todos.
“Um por todos e todos por um”: as bases de cooperativas são a autoajuda e a ajuda mútua, o que exige que os membros contribuam com seus esforços com o objetivo de promover o bem-estar comum.
Algumas desvantagens de cooperativas
Fundos limitados: o número de membros em cooperativas é limitado, além de serem promovidas pelas seções mais fracas. Também, os recursos financeiros são limitados, o que não permite que os membros expandam suas atividades além de um determinado nível.
Dependência do governo: essa sociedade não é capaz de levantar seus próprios recursos. As fontes de financiamento são limitadas e depende-se muito dos fundos do governo, que são incertos.
Falta de habilidades gerenciais: a administração fica a cargo do comitê gestor, eleito pelos membros da cooperativa. E, os eleitos podem não ter a qualificação, habilidade ou experiência necessárias para tal. Ainda, os recursos limitados agravam esse ponto, pois é difícil recompensar seus funcionários.
Conflitos entre os membros: foi dito que a cooperativa possui como base a autoajuda e a ajuda mútua. Porém, nem sempre a harmonia entre os membros é perfeita. Políticas internas, divergência de opiniões e até brigas podem afetar o funcionamento dela.
Conheça nossos Cursos Online da Área Gestão Empresarial:
Como Administrar Pequenas Empresas
Administração Financeira na Pequena Empresa
Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso
Fonte: Ponto RH – pontorh.com.br
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77