Os profissionais que trabalham com vendas são constantemente submetidos a situações de estresse e ansiedade, pois o ato de negociar com o cliente e o receio de um eventual “não” geram desconforto em muitas pessoas. A inteligência emocional já foi objeto de amplo estudo, mas parece ter sido esquecida por muitos profissionais. O bom vendedor controla sua ansiedade e seu nervosismo.
Para lidar com toda essa pressão no ambiente laboral, é necessário que os gestores do estabelecimento comercial promovam o cuidado mental de cada um dos seus subordinados, de modo a incentivá-los ao autoconhecimento. Além disso, adotar medidas que valorizem o trabalho dos colaboradores é fundamental para a motivação pessoal e profissional, o que gera um estado psicológico positivo. O bom gestor é aquele que entende que suas vendas subirão não só com a elaboração de estratégias de venda e marketing, mas talvez com a qualidade do serviço do vendedor.
Uma medida que também colabora com a saúde emocional e física é saber monitorar o foco, as expressões faciais, a linguagem e a postura física de modo geral. A neurociência já apontou em diversos estudos que, ao sorrir e manter o corpo ereto simultaneamente, a linguagem transmitida é de positividade, de modo que o organismo, em consequência, libera substâncias que promovem o bem-estar.
É preciso entender que o trabalho deixa de ser visto como uma obrigação diária a partir do momento em que o funcionário se sente confortável ao exercer suas atividades e, para isso, é essencial não apenas aprimorar as habilidades técnicas exigidas pelo cargo, mas também desenvolver suas capacidades socioemocionais. Sobre isso, Jonas Pires, professor do Curso Online Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas, explica que “negociar (vender) significa estudar, aprimorar-se para estar o mais bem informado possível, quando iniciar o contato com o cliente. Também significa preparar-se mental e emocionalmente para compreender melhor a outra pessoa e a si próprio.”
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Fonte: Administradores - administradores.com.br
Por Bruna Falcone Zauza
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