Vendedor, como está a sua saúde mental?

O bom vendedor controla sua ansiedade e seu nervosismo.

Vendedora

Os profissionais que trabalham com vendas são constantemente submetidos a situações de estresse e ansiedade, pois o ato de negociar com o cliente e o receio de um eventual “não” geram desconforto em muitas pessoas. A inteligência emocional já foi objeto de amplo estudo, mas parece ter sido esquecida por muitos profissionais. O bom vendedor controla sua ansiedade e seu nervosismo.

Para lidar com toda essa pressão no ambiente laboral, é necessário que os gestores do estabelecimento comercial promovam o cuidado mental de cada um dos seus subordinados, de modo a incentivá-los ao autoconhecimento. Além disso, adotar medidas que valorizem o trabalho dos colaboradores é fundamental para a motivação pessoal e profissional, o que gera um estado psicológico positivo. O bom gestor é aquele que entende que suas vendas subirão não só com a elaboração de estratégias de venda e marketing, mas talvez com a qualidade do serviço do vendedor.

Uma medida que também colabora com a saúde emocional e física é saber monitorar o foco, as expressões faciais, a linguagem e a postura física de modo geral. A neurociência já apontou em diversos estudos que, ao sorrir e manter o corpo ereto simultaneamente, a linguagem transmitida é de positividade, de modo que o organismo, em consequência, libera substâncias que promovem o bem-estar.

É preciso entender que o trabalho deixa de ser visto como uma obrigação diária a partir do momento em que o funcionário se sente confortável ao exercer suas atividades e, para isso, é essencial não apenas aprimorar as habilidades técnicas exigidas pelo cargo, mas também desenvolver suas capacidades socioemocionais. Sobre isso, Jonas Pires, professor do Curso Online Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas, explica que “negociar (vender) significa estudar, aprimorar-se para estar o mais bem informado possível, quando iniciar o contato com o cliente. Também significa preparar-se mental e emocionalmente para compreender melhor a outra pessoa e a si próprio.”

 

Conheça os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área de Gestão Empresarial.

Curso Online Gestão de Pessoas em Vendas

Curso Online Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas

Curso Online Capacitação de Operadores de Telemarketing

 

Fonte: Administradores - administradores.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você