A hidroginástica para a terceira idade

Esse exercício na água permite melhor qualidade de vida aos idosos

Hidroginástica Terceira Idade

A possibilidade de trabalho com a terceira idade traz uma expectativa cada vez maior de interferir na qualidade de vida dessas pessoas. A água traz muitas vantagens, além de ser um ambiente muito relaxante e prazeroso. A hidroginástica promove o match perfeito entre idosos e a água, pois, quando praticada, permite melhor qualidade de vida a eles.

“Quando se inicia um programa para a terceira idade, deve se levar em consideração que a maioria dos alunos, na infância e juventude, não teve a possibilidade de experiências motoras e a diversificação de atividades físicas que nós tivemos, principalmente na água. O grande número de piscinas ou o passeio às praias no período de férias, por exemplo, são coisas relativamente recentes. Por isso, o professor deve estar preparado e habilitado para lidar com a insegurança dessas pessoas no meio líquido. Se a adaptação for bem feita, em muito pouco tempo, esses alunos estarão soltos e felizes na água, vivendo momentos muito prazerosos.”, declara Patrícia Tostes, professora do Curso Online de Hidroginástica para 3ª idade, da Universidade Online de ViçosaUOV.

O envelhecimento não resulta em perda inevitável de todas as funções intelectuais; em alguns casos, descobre-se que o desempenho melhora com o tempo como resultado de mudanças no estilo de vida, com a iniciação de um programa de exercícios, por exemplo.

A hidroginástica, enquanto atividade física, possibilita os seguintes benefícios:


- Melhora da saúde (estimular o sistema cardíaco e aumentar a circulação geral do sangue), tomando-se cuidados especiais com cardiopatas e diabéticos.

- Aperfeiçoamento da coordenação dos movimentos (aparelho locomotor).

- Fortalecimento o sistema muscular, principalmente dos membros inferiores, para uma melhor sustentação.

- Condicionamento cardiovascular e cardiorrespiratório.

- Ampliação da flexibilidade.

- Manutenção e melhoramento das atitudes diárias.

- Integração à vida social (aumento no ciclo de amizades e maior participação em atividades conjuntas).


Além desses benefícios, essa atividade proporciona aos idosos exercícios que não envolvem quedas e fraturas, que podem ser sérios em pessoas com idade avançada. Somada a esses exercícios, está à disposição para o dia a dia e o abandono do sedentarismo, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Porém, vale ressaltar que, antes da prática de qualquer exercício físico (e isso vale para qualquer idade), é preciso consultar um médico para que ele possa avaliar a aptidão ou não aptidão a exercícios físicos. Cirurgias recentes ou casos de lesões podem sem um impedimento em curto prazo. Porém, após plena recuperação, constatada por um médico, não impedem a prática da hidroginástica.

 

Confira nosso Curso Online Hidroginástica para Terceira Idade

 

Fonte: Vivo Mais Saudável – vivomaissaudavel.com.br

 

por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você