Quais exercícios físicos são permitidos para gestantes?

Os exercícios físicos são permitidos para gestantes desde o início da gestação, mas com aval médico

Quais exercícios físicos são permitidos para gestantes?

É muito importante praticar exercícios físicos na gravidez. Entretanto, eles devem ser coordenados por profissionais de educação física. Além disso, é essencial que a gestante consulte o médico de pré-natal, para avaliar se tem condições de saúde favoráveis para a prática. Alongamento e caminhada, por exemplo, são atividades físicas excelentes para aliviar a ansiedade e melhorar a autoestima das gestantes.

Os exercícios físicos são permitidos para gestantes desde o início da gestação. Eles podem se estender até o fim da gravidez, pois ajudam no trabalho de parto. Sem falar que eles possibilitam um retorno mais fácil ao peso ideal pós-parto. As mulheres que eram sedentárias antes da gravidez devem pegar leve, com exercícios na água, como hidroginástica. Quanto às mulheres que eram atletas ou frequentadoras de academias, elas devem reduzir o ritmo das atividades.

Caso a gestante sinta algo durante a prática de exercícios físicos ou depois, ela deve procurar o médico para reavaliar o seu quadro de saúde. Muitas podem apresentar descolamento de placenta ou gravidez de risco. Sendo assim, em casos de corrimento, perda de sangue pela vagina ou dor abdominal, as atividades físicas devem ser interrompidas imediatamente, para orientação médica.

Quais exercícios físicos são permitidos para gestantes?

Hidroginástica


A hidroginástica é permitida nos 9 meses de gestação e pode ser realizada até 4 vezes por semana. Dentre suas principais vantagens, ela reduz as dores nas costas, além de diminuir a dor e o inchaço nas pernas e nos pés.

Alongamento


No início, os alongamentos devem ser mais fáceis. Conforme a elasticidade da gestante for aumentando, o grau de dificuldade dos alongamentos pode avançar. Trata-se de um exercício físico excelente para mulheres que pretendem passar por parto normal.

Caminhada leve


A caminhada deve ser leve e pode ser feita até 5 vezes por semana no período mais fresco do dia. A gestante deve se manter hidratada (beber muita água), usar roupas leves e tênis que reduzam o impacto com o chão.

Pilates


Essa atividade física pode ser realizada até 3 vezes por semana. Dentre seus principais benefícios, o pilates melhora a frequência cardíaca e a respiração, além de alongar e fortalecer os músculos. Sem falar que este é o exercício ideal para melhorar a postura da gestante.

Bicicleta ergométrica


Trata-se de um exercício físico recomendado apenas para os 2 primeiros trimestres gravidez, até 5 dias por semana. É muito importante que a frequência cardíaca não ultrapasse 140 bpm para garantir uma atividade segura.

Musculação leve


Recomendada apenas para mulheres que faziam musculação antes da gravidez. Mas a intensidade dos exercícios e os pesos devem ser reduzidos, para não haver sobrecarga do assoalho pélvico, dos tornozelos, dos joelhos e da coluna.

Corrida leve


Recomendada apenas para mulheres que corriam antes da gravidez. A corrida leve pode ser feita nos 9 meses de gravidez até 3 vezes por semana (30 minutos). É importante que a corrida seja sempre de baixa intensidade. 

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Leia o artigo "A hidroginástica na gravidez".

Fonte: tuasaude.com

Por Andréa Oliveira.

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