O cultivo hidropônico abre espaço no mercado, se tornando presente, atualmente, na mesa de inúmeros consumidores. Relacionado à melhor qualidade de vida, torna-se atrativo ao garantir uma produção de alimentos ricos em nutrientes e livres de contaminação. Além disso, é uma forma de cultivo vantajosa em relação à tradicional.
A hidroponia, por ser um modo de cultivo que independe da terra, é uma técnica que viabiliza a atividade agrícola em regiões inóspitas, com solos muito pobres ou clima semiárido, por exemplo.
Entretanto, por exigir toda uma estrutura para sua implantação e ainda cuidados com a elaboração e manejo da solução nutritiva, é necessária a capacitação do produtor para um negócio de sucesso. Por ser uma forma de cultivo relativamente nova, muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre ela.
Principais vantagens do cultivo hidropônico
- A planta cultivada tem mais qualidade, pois crescem em ambientes controlados e recebem todos os elementos necessários para seu bom desenvolvimento na quantidade ideal e momento correto;
- Reduz o custo com mão de obra, uma vez que não é necessário ter um solo para cultivo e, consequentemente, não se faz necessário o uso de agrotóxicos, capina, controle de plantas daninhas, entre outros processos;
- Pode ser feito em qualquer local, o que permite cultivo mais próximo ao mercado consumidor, diferentemente do plantio tradicional que, geralmente, é feito em áreas mais rurais;
- Possui alta produtividade de colheita precoce, devido ao fato de que as plantas não precisam competir por nutrientes ou água e conseguem se desenvolver corretamente. Ainda, as raízes também não precisam de muita energia para crescer, o que aumenta a produção;
- Evita o desperdício de água e nutrientes, por serem oferecidos às plantas de maneira racional;
- Produtos diferenciados e com maior valor agregado, não só por serem saudáveis, como também pela aparência e tamanho;
- Prazo de validade maior dos produtos, uma vez que são colhidos com a raiz e duram mais tempo na geladeira.
Benefícios da hidroponia
- Redução no uso de água e de fertilizantes: no cultivo convencional, a maior parte da água oferecida às plantas é desperdiçada, uma vez que ela evapora ou acaba escorrendo superficialmente. Isso acaba diminuindo também a oferta de nutrientes, que são levados pela água.
- Cultivo ecológico: em uma sociedade cada vez mais preocupada com o meio ambiente, o cultivo hidropônico desponta como um aliado ao pensamento ecológico. Isso porque as plantas são cultivadas em ambientes controlados e fechados.
- Crescimento rápido: estima-se que os vegetais hidropônicos se desenvolvam até 3 vezes mais rápidos que os vegetais em cultivo comum.
- Otimização de tempo e esforço: as únicas manutenções necessárias no cultivo hidropônico são o monitoramento da solução nutritiva e a colheita. Esqueça as ferramentas de jardinagem utilizadas para capinar, podar, aparar, entre outros.
- Sem herbicidas: por não promoverem o crescimento de plantas daninhas junto às cultivadas, o uso de herbicidas é desnecessário.
Curso Online da Área Hidroponia:
Hidroponia – Cultivo de Tomate
Fonte: Tudo Hidroponia – tudohidroponia.net
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77