Dificuldades na horta? Acerte desde o começo!

Acertar desde o começo na horta pode garantir o sucesso do seu cultivo

Horta

Para quem pensa em começar uma horta, várias dúvidas podem surgir e o cultivo pede ser prejudicado se não feito corretamente desde o começo. Mesmo com todas as plantas compradas, espaço reservado e equipamentos à disposição, algumas informações podem ser cruciais para o sucesso da horta.

Para começar, fique atento a essas dicas:


Certifique-se de que tem tudo à mão


Para compor uma horta não é necessário apenas as plantas. Para começar a colocar a mão na massa terra você vai precisar do lugar para plantar as mudas ou sementes, areia, terra vegetal, compostos orgânicos ou húmus de minhoca, vermífugos, pá para jardinagem, borrifador e regador. Caso opte pelo plantio em vasos, você ainda precisará de algum material para a camada de drenagem, como argila expandida, brita, pedrisco, caco de telha ou bandejinhas de isopor.


Decida em quanto tempo colher


Mencionado acima, você poderá escolher por utilizar mudas prontas ou sementes para as plantas da sua horta. Se optar por começar com mudas, o cultivo será mais rápido, haja vista que o ciclo de vida de algumas espécies é curto e as mudas já passaram por algum período de vida. Caso prefira as sementes, você terá a experiência de ver sua planta crescer desde o primeiro galho e o cultivo será feito por mais tempo.


Plante também espécies que espantam pragas


Se você quer colher verduras bonitas e frescas, por exemplo, terá que brigar com algumas lesmas, lagartas, cochonillas e outras pragas frequentemente. Optar por plantas que são repelentes naturais pode te fazer economizar (e muito!) no inseticida. Por exemplo, a tagetes é usada para afastar pulgões; o capim-limão, os pernilongos; boldo evita formigas e a capuchinha atrai todas as lagartas para ela, evitando que outras plantas sejam devoradas por essa praga. A cochonilla pode ser evitada com uma medida simples: mantendo o espaçamento correto entre as plantas.



Conheças nossos Cursos Online da Área Horticultura:

Horta Caseira – Implantação e Cultivo
Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa
Agricultura Natural


Fonte: Minhas plantas – minhasplantas.com.br


por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você