Camareira de hotel e pousada – profissão turismo

Para que o funcionamento de um hotel ou pousada saia como o esperado, a camareira tem papel decisivo.

Camareira arrumando o quarto

Para que o funcionamento de um hotel ou pousada saia como o esperado, a profissão de camareira tem papel decisivo. Ela garante o bem-estar do hóspede, pois é responsável pela arrumação, limpeza e higienização do ambiente, além de controlar os produtos usados nos apartamentos e de procederem à reposição dos mesmos. Outra responsabilidade inerente ao cargo é o zelo pelos objetos pessoais dos hóspedes, assim como o respeito pelos seus hábitos, preferências e cultura.

Não há muitos pré-requisitos para exercer essa profissão, podendo ser listados, à primeira vista, discrição, disposição para os serviços de limpeza e manutenção, asseio e proatividade. Caso a candidata a alguma vaga queira se especializar para se destacar perante as concorrentes e agregar ainda mais qualidade em seu serviço, a UOV – Universidade Online de Viçosa oferece o Curso Online Treinamento de Camareira.

A apresentação pessoal e postura profissional da camareira são extremamente importantes para a ótima realização de seu trabalho. É preciso que ela sempre se apresente devidamente trajada com o uniforme do hotel para que os hóspedes possam identificá-la facilmente se preciso. Além disso, observando o pré-requisito “discrição” citado anteriormente, é preciso que a camareira não use, em seu horário de trabalho, joias e bijuterias muito grandes e espalhafatosas, pois estas podem atrapalhar o manuseio de algum equipamento, agarrar na roupa de cama, entre outros transtornos. Também evitar maquiagem carregada, pois esta dá a ideia oposta de profissional organizada e sempre manter o cabelo amarrado em coque ou rabo de cavalo, pois cabelo caindo no rosto durante a execução das tarefas não é nada prático. Manter as unhas curtas e sem esmalte escuro contribuem para uma aparência asseada.

Quanto à postura profissional, é preciso que a camareira se lembre de que, mesmo que ela esteja sozinha no quarto onde está fazendo a faxina, as demais dependências não estão vazias e seus hóspedes decerto querem descansar em um ambiente tranquilo. Portanto, faz-se necessário a observância dos seguintes comportamentos:

- não gritar ou falar alto nos corredores, escadarias e apartamentos

- não ligar a televisão enquanto arruma o quarto

- não usar o telefone do quarto para fazer ligações particulares

- não atender ao telefone do quarto caso ele toque e, muito menos, responder que o hóspede não está.

Sem sombra de dúvidas, um estabelecimento de hospedagem, seja qual for sua natureza, não consegue manter o nível de atendimento exigido pelos clientes sem boas camareiras. Por isso, é importante que os empregadores mantenham sempre essas profissionais motivadas e treinadas para prestar o melhor serviço.

 

Conheça os outros Cursos da Universidade Online de Viçosa da área de Hotelaria

 

Curso Online Treinamento de Camareira

Curso Online Treinamento em Reservas e Recepção

Curso Online Marketing em Hotelaria

 

 

Fonte: Vida de turista - vidadeturista.com

Por Bruna Falcone Zauza

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você