Movimentado não só pelo turismo, o setor da hotelaria é importante e consolidado em todo o mundo. Quase todo mundo já passou pela experiência de estar em um hotel, seja a passeio ou a trabalho. Além das acomodações, do atendimento e da localização, muita gente costuma se atrair também pelo café da manhã.
Anderson Silva, professor do Curso Online UOV Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel, explica que faz parte da boa impressão de um hotel o modo como este oferece o serviço de café da manhã, que é a primeira refeição importante do dia. Assim, quando bem montado e organizado, o desjejum agrega muito valor à hospedagem, tornando-se elemento estratégico para o sucesso do empreendimento.
Então, se torna essencial oferecer ao hóspede um café da manhã que agrade ou que supere suas expectativas. Isso se torna ainda mais importante a partir do resultado de pesquisas, que mostram que o que mais importa para os hóspedes, além da rede wi-fi, é o café da manhã.
Na contramão do que muitas pessoas pensam, oferecer um bom café da manhã não significa apenas oferecer muitas opções de comidas e bebidas. Isso também é importante, mas precisa estar atrelado a um bom serviço, a um bom atendimento, a uma boa organização, entre outros pontos fundamentais.
A primeira refeição do dia de seu hóspede precisa ser a melhor possível. Então, fique com a gente que te daremos algumas dicas para servir o melhor café da manhã a seus clientes:
Atendimento
De nada adianta aquela mesa cheia de opções se você não tem um funcionário próximo a ela para poder tirar as possíveis dúvidas dos hóspedes sobre cada item.
Em muitos casos, ao se deparar com algo que não conhecem e quando não há alguém por perto para ajudá-los, ou deixam de comer, ou pegam e se frustram. Muitos hotéis acabam “se esquecendo” da importância desse funcionário e pecam no atendimento.
Esse mesmo funcionário pode, ainda, dar bom dia aos hóspedes e auxiliar na reposição de itens.
Informatividade
Uma dica que pode te ajudar a solucionar parte do problema descrito acima é informar aos seus hóspedes o que cada item tem.
Uma placa ao lado de cada um com o nome em português e em inglês facilitará muito a compreensão dos hóspedes, deixando-os mais autônomos e evitando que os funcionários tenham que dizer várias vezes ao dia que determinado bolo é de chocolate, por exemplo.
Organização
A organização dos itens também conta muito. Para hotéis com mesas de café da manhã completas, é preciso dispor os itens de forma que todos sejam vistos pelos hóspedes. Não é legal se sentar com um amigo e perceber que ele pegou alguma coisa que você não viu e ter que voltar para procurar, não é mesmo?
Regionalidade
Em muitos casos, as pessoas que viajam a turismo querem experimentar a culinária local. Você pode oferecê-la em seu café da manhã ou servir alguns itens típicos da sua região.
Você pode, ainda, oferecer opções já clássicas, adaptadas para sua região: um pão feito com algum ingrediente típico, por exemplo.
Comer com os olhos
Aquela expressão “comer com os olhos” também é válida aqui. Todos sabemos que aqueles itens mais calóricos costumam chamar muito a atenção das pessoas.
Porém, muitas não podem comer logo pela manhã, seja por questão de saúde ou estética. Você pode oferecer frutas cortadas em formatos chamativos, inovar nos refratários, oferecer tipos de copos diferentes e valorizar os alimentos uns em relação aos outros.
Conheça nossos Cursos Online da Área Hotelaria:
Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel
Como Administrar Hotéis
Treinamento em Reservas e Recepção
Fonte: Blog da Hotelaria – blog.gazinatacado.com.br
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77