Dicas para organizar eventos e workshops

Para que o evento saia perfeito, é preciso que a organização seja bem planejada

Planejamento de eventos

Uma das “profissões” que tem ganhado destaque ultimamente é a de organizador de eventos. Trabalhar com planejamento e organização de eventos e workshops é uma atividade dinâmica, competitiva e muito lucrativa. No entanto, requer conhecimentos específicos, domínios de técnicas de trabalho e mão de obra capacitada para a execução das tarefas.

Antônio Borba, professor do Curso Online UOV Planejamento e Organização de Eventos, explica que para trabalhar com a organização de eventos é preciso conhecer quais são os tipos de eventos, como deve ser o plano de negócios e a pesquisa de mercado, as formas de captação, as parcerias de captação, a elaboração do projeto, o check-list, os tipos de cerimonial e protocolos, a colocação de bandeiras, além dos tipos de montagem de mesas e salas e além de buscar a excelência em cada etapa dele.

Por que fazer um evento ou workshop?

Esses tipos de evento ajudam a aumentar a visibilidade de empresas, além de fortalecer a marca e posicioná-la como relevante frente ao seu público de interesse. Outro diferencial é o fato de tornar empresas referências em determinados assuntos. Também ajuda a aproximar pessoas e empresas que possam ter interesse em seus produtos.

Confira algumas dicas para uma boa organização de eventos e workshops:

Tema

Em primeiro lugar, deve-se definir o tema do evento que você pretende organizar. Isso garantirá a essência e o posicionamento constante do evento, além de deixar mais fácil a definição das próximas etapas do planejamento.

Custo

Também é preciso definir o custo do evento, isto é, se ele será gratuito ou pago pelos visitantes. Eventos maiores com buffet, atrações e produções mais elaboradas provavelmente necessitarão de venda de ingressos. Os eventos gratuitos ajudam a atrair um novo público para a sua empresa, que, de certa forma, também ajudará a divulgar seu produto ou serviço, sendo, portanto, uma boa estratégia. Cabe às empresas definirem qual a melhor opção, de acordo com seus objetivos.

Público

Depois, é preciso definir também o público. Por exemplo, o evento é voltado para algum sexo específico ou é geral? Será feito para uma fixa etária específica, para profissionais em formação ou já formados? Responder a essas e outras perguntas sobre o público com certeza te ajudará a criar um evento mais adequado ao seu público-alvo.

Data, horário e local

Após a definição das pessoas, é preciso pensar em qual data e horário esse público tem mais disponibilidade. Além disso, o local precisa se de fácil acesso e adequado para receber tanto o seu evento quando o seu público.

Participantes

A hora crucial é a definição das atrações do seu evento ou workshop. Apostar em nomes conhecidos e relevantes na sua área de atuação é fundamental para que um bom número de pessoas se interesse pelo seu evento ou workshop. O tema, definido no primeiro passo, te ajudará a pensar em possíveis atrações de peso.



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Fonte: Printi Blog – printi.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

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