A origem dos bares é antiga. Em meados do século XVIII, na França, as tabernas possuíam uma barra que tomava todo o comprimento do balcão, para evitar que os clientes se encostassem ao mesmo. Estudantes americanos que frequentavam as tabernas levaram essa ideia para seu país. Estima-se que a palavra “bar”, em inglês e que significa “barra”, venha da palavra francesa “barre”, daí o nome popular de Bar.
Heitor Corrêa de Magalhães, professor do Curso Online de Treinamento de Bartender – Barman / Barwoman, diz que “há vários tipos de bares, muitos destes representando a cultura e os hábitos de certos povos. Com o evento da globalização, há uma difusão de vários tipos de bares pelos quatro cantos do mundo.”.
Diante dessa variedade, para quem está pensando em montar um bar, é preciso pensar: qual tipo de bar abrir?
A gente te ajuda! Confira os principais tipos:
Botecão
O bar preferido daquelas pessoas a fim de tomar uma gelada mais tranquilamente após o expediente ou daquelas que ainda decidirão qual será a balada da noite é o boteco. Diante disso é preciso estar atento que um botecão é um tipo de bar que receberá a visita dos mais diferenciados clientes: desde os bebuns “sem rumo” até executivos de terno e gravata após o serviço. É importante saber atender a todo o tipo de público. Haja vista que os encontros nesse tipo de bar são mais “descontraídos”, é mais interessante investir na variedade de tira-gostos e, claro, apresentar uma cerveja SEMPRE gelada.
Bar Americano
Se a intenção é montar um ambiente mais clássico, com uma decoração mais pensada e sofisticada, o bar americano é a melhor pedida. É preciso transformar esse bar em um lugar aconchegante e criar uma sensação de que o cliente está no conforto da sua casa. O grande destaque deve ser a atenção e eficiência dos profissionais envolvidos, principalmente o bartender, que ganha destaque nesse tipo de bar. Porque não investir também em uma sinuca?
Bar Dançante
Como o próprio nome sugere, deve ser um lugar para dançar. Além dos serviços comuns a todos os bares, é preciso pensar nas músicas que serão reproduzidas, haja vista o tipo de público que frequentará esse tipo de bar, geralmente formado por pessoas mais jovens.
Pub
De origem inglesa, os Pub’s têm como atração principal a cerveja. São ambientes um pouco mais “sérios” e que, geralmente recebem a visita de público com mais de 25 anos de idade. O forte desse estabelecimento, além da cerveja, é o cardápio, que deve oferecer variedades de petiscos, alimentos frios, sanduíches e pratos quentes, de forma a aproveitar o happy hour das pessoas que o frequentam.
Wine Bar
Traduzindo, seria um bar de vinhos. O nome já entrega a característica desse tipo de bar, que deve oferecer uma carta variada de vinhos, servidos em taças ou garrafas. Porém, a cerveja também pode ganhar lugar, sobretudo as especiais. Para combinar, nada melhor que opções de queijos e pequenas refeições que harmonizem com os tipos de vinho que o bar dispõe.
Beer Bar
Esse tipo de bar deve ser mais descontraído, diferenciando-se de um Pub, e oferecer os mais variados tipos de cerveja, desde nacionais a importadas, de várias cores e sabores e chopps. Um ambiente mais chamativo e com música ambiente dão o tom de descontração do ambiente, que será frequentado por vários amantes da cerveja.
Pool Bar
O nome também já diz tudo: bar da piscina. Comum em parques aquáticos, clubes e hotéis, promovem a combinação perfeita entre sol, bebida e água. A intenção é, dando destaque à vodka, servir drinks refrescantes variados e a boa e velha cerveja, que deve estar gelada ao extremo.
Bar Restaurante
Esse tipo de bar é como se fosse um compilado de todas as outras opções. É um lugar que recebe famílias para um almoço de domingo, por exemplo, colegas de trabalho ao fim da tarde e jovens que querem se divertir. Refeições, petiscos, tira-gostos, pratos frios, sanduíches, rodízios, churrasco, tudo é permitido nesse tipo, além da cerveja, drinks, vinhos e bebidas em geral. Uma ótima opção para esse tipo de bar, além do bom atendimento, é oferecer música ao vivo.
Confira a Nova Versão do Curso Online Treinamento de Baretnder – Barman / Barwoman, da Universidade Online de Viçosa.
Fonte: Etílicos – etilicos.com
por Renato Rodrigues
Incrível. Estava realmente atrás de tudo isso
Olá, Lívio! Tudo bem?
Agradeço sua visita e comentário em nosso site!
Fico feliz que você tenha gostado do nosso contéudo!
Abraço!
Íngrid Filomeno
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77