Que tipo de bar abrir?

Existem vários tipos de bares que atendem a diferentes gostos

Tipo de bar

 

A origem dos bares é antiga. Em meados do século XVIII, na França, as tabernas possuíam uma barra que tomava todo o comprimento do balcão, para evitar que os clientes se encostassem ao mesmo. Estudantes americanos que frequentavam as tabernas levaram essa ideia para seu país. Estima-se que a palavra “bar”, em inglês e que significa “barra”, venha da palavra francesa “barre”, daí o nome popular de Bar.

Heitor Corrêa de Magalhães, professor do Curso Online de Treinamento de Bartender – Barman / Barwoman, diz que “há vários tipos de bares, muitos destes representando a cultura e os hábitos de certos povos. Com o evento da globalização, há uma difusão de vários tipos de bares pelos quatro cantos do mundo.”.

Diante dessa variedade, para quem está pensando em montar um bar, é preciso pensar: qual tipo de bar abrir?

A gente te ajuda! Confira os principais tipos:


Botecão


O bar preferido daquelas pessoas a fim de tomar uma gelada mais tranquilamente após o expediente ou daquelas que ainda decidirão qual será a balada da noite é o boteco. Diante disso é preciso estar atento que um botecão é um tipo de bar que receberá a visita dos mais diferenciados clientes: desde os bebuns “sem rumo” até executivos de terno e gravata após o serviço. É importante saber atender a todo o tipo de público. Haja vista que os encontros nesse tipo de bar são mais “descontraídos”, é mais interessante investir na variedade de tira-gostos e, claro, apresentar uma cerveja SEMPRE gelada.


Bar Americano


Se a intenção é montar um ambiente mais clássico, com uma decoração mais pensada e sofisticada, o bar americano é a melhor pedida. É preciso transformar esse bar em um lugar aconchegante e criar uma sensação de que o cliente está no conforto da sua casa. O grande destaque deve ser a atenção e eficiência dos profissionais envolvidos, principalmente o bartender, que ganha destaque nesse tipo de bar. Porque não investir também em uma sinuca?


Bar Dançante


Como o próprio nome sugere, deve ser um lugar para dançar. Além dos serviços comuns a todos os bares, é preciso pensar nas músicas que serão reproduzidas, haja vista o tipo de público que frequentará esse tipo de bar, geralmente formado por pessoas mais jovens.


Pub


De origem inglesa, os Pub’s têm como atração principal a cerveja. São ambientes um pouco mais “sérios” e que, geralmente recebem a visita de público com mais de 25 anos de idade. O forte desse estabelecimento, além da cerveja, é o cardápio, que deve oferecer variedades de petiscos, alimentos frios, sanduíches e pratos quentes, de forma a aproveitar o happy hour das pessoas que o frequentam.


Wine Bar


Traduzindo, seria um bar de vinhos. O nome já entrega a característica desse tipo de bar, que deve oferecer uma carta variada de vinhos, servidos em taças ou garrafas. Porém, a cerveja também pode ganhar lugar, sobretudo as especiais. Para combinar, nada melhor que opções de queijos e pequenas refeições que harmonizem com os tipos de vinho que o bar dispõe.


Beer Bar


Esse tipo de bar deve ser mais descontraído, diferenciando-se de um Pub, e oferecer os mais variados tipos de cerveja, desde nacionais a importadas, de várias cores e sabores e chopps. Um ambiente mais chamativo e com música ambiente dão o tom de descontração do ambiente, que será frequentado por vários amantes da cerveja.


Pool Bar


O nome também já diz tudo: bar da piscina. Comum em parques aquáticos, clubes e hotéis, promovem a combinação perfeita entre sol, bebida e água. A intenção é, dando destaque à vodka, servir drinks refrescantes variados e a boa e velha cerveja, que deve estar gelada ao extremo.


Bar Restaurante


Esse tipo de bar é como se fosse um compilado de todas as outras opções. É um lugar que recebe famílias para um almoço de domingo, por exemplo, colegas de trabalho ao fim da tarde e jovens que querem se divertir. Refeições, petiscos, tira-gostos, pratos frios, sanduíches, rodízios, churrasco, tudo é permitido nesse tipo, além da cerveja, drinks, vinhos e bebidas em geral. Uma ótima opção para esse tipo de bar, além do bom atendimento, é oferecer música ao vivo.

 

Confira a Nova Versão do Curso Online Treinamento de Baretnder – Barman / Barwoman, da Universidade Online de Viçosa.

 

Fonte: Etílicos – etilicos.com

 

por Renato Rodrigues

Salvar

Salvar

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você