“Para montar microcervejaria em casa, o empreendedor deve aprender sobre tipos e estilos de cerveja, fases de fabricação e envase da bebida, estratégias de marketing e comercialização de cervejas artesanais, matéria-prima, estrutura e equipamentos necessários para iniciar a atividade. Além disso, é fundamental providenciar a regulamentação dos negócios junto ao MAPA”, afirma Alexandre Fontes Pereira, professor do Curso CPT a Distância e Online Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa.
Regulamentação da microempresa
Para comercializar cervejas artesanais, o microempreendedor deve fazer o registro da microcervejaria no MAPA. Para tal, ele deve seguir todas as exigências legais concernentes a instalações e equipamentos. Com esse documento, o dono da microcervejaria pode participar de eventos fechados e ao ar livre, como formaturas, casamentos, shows, feiras e festivais. A não regulamentação dos negócios sujeita o empresário a penalidades.
Além disso, todas as cervejas a serem fabricadas na microcervejaria devem ser criteriosamente registradas antes de sua produção, em obediência às diretrizes da Instrução Normativa nº 17/2015, que dispõem sobre o registro e as denominações da bebida. O mesmo vale para as classificações estabelecidas na Instrução Normativa nº 54/2001, sobre o padrão de identidade e qualidade da cerveja.
Veja o que dispõe a legislação que regulamenta a fabricação de bebidas:
->Lei 8.918/1994: padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização de bebidas, bem como autorização da criação da Comissão Internacional de Bebidas.
->Instrução Normativa nº 05/2000: aprovação do Regulamento Técnico para a fabricação de bebidas, inclusive vinhos e derivados da uva.
->Instrução Normativa nº 54/2001: adoção do Regulamento Técnico MERCOSUL de Produtos de Cervejaria.
Equipamentos necessários
Para a fabricação de cerveja em casa (homebrew), o empreendedor deve usar matéria-prima com bom padrão de qualidade (levedura, cevada, malte e lúpulo e água) para que os produtos sejam diferenciados. Alguns cervejeiros mais exigentes compram lúpulo no exterior (via internet), pois apresenta maior qualidade.
Tão importantes quanto a matéria-prima são os equipamentos da pequena fábrica de cervejas artesanais. Os principais são: moinho, tanques de fermentação, filtro de cerveja, equipamentos da sala de cozimento, gerador de vapor, compressor de ar e gerador de água gelada.
Comercialização da cerveja
A demanda por cervejas diferenciadas, com sabor e aroma autênticos aumenta a cada ano. Hoje, as microcervejarias brasileiras comercializam cervejas artesanais no próprio local de fabricação. Outras preferem vender para empresas organizadoras de eventos, buffets, bares, pubs, hotéis, restaurantes, armazéns, empórios, cafeterias e supermercados.
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Leia o artigo "Conheça algumas curiosidades incríveis sobre a cerveja."
Fontes: montarumnegocio.com; cervejaemalte.com.br
Por Andréa Oliveira.
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