Você sabe as diferenças entre os tipos de linguiça?

A linguiça é o embutido mais consumido no nosso país e é a base de diversas receitas típicas da nossa culinária

Linguiça

Um dos itens que não pode faltar em um churrasco tradicionalmente brasileiro, na feijoada e como acompanhamento de muitos outros pratos, a linguiça é um produto versátil, sendo o embutido de mais fácil produção.

É possível encontrar no mercado diferentes tipos desse alimento, e, segundo o professor Newton de Alencar, do Curso Online Produção de Embutidos, da Universidade Online de Viçosa, “as linguiças podem ser preparadas com carne de suínos, bovinos e caprinos. Para prepará-las, é preciso ter em mãos as tripas, a carne e os temperos.” Entretanto, no caso da produção industrial, a tripa usada é artificial, podendo ser de colágeno reconstituído, celulose (tripa de hidrato de celulose e tripas fibrosas de hidrato de celulose) e sintéticas (poliamida, poliéster e cloreto de polivinilideno).

Conheça, abaixo, os principais tipos de linguiça.

Para churrascos

A linguiça dos churrascos, usualmente, são as toscanas. Sua massa é feita apenas com carne de porco, gordura e temperos e é dividida em gomos pequenos de 10 cm. O melhor toucinho para essa receita é o da papada, mas pode-se utilizar outras partes. Sua coloração varia de uma tonalidade rosa até cores mais avermelhadas.

Outra que também é usada em churrascos é a mista, cuja preparação mistura a carne de porco e a de boi, de modo que seu aspecto apresenta pontos avermelhados e brancos e seu formato pode ser tanto mais grosso quanto mais fino. Sua produção é uma das melhores formas de se aproveitar as carnes de boi e de porco de menor valor comercial.

Curadas e defumadas

A linguiça calabresa é muito procurada para compor pratos, tábuas de frios e pizzas. Ela apresenta alto valor comercial e é de grande aceitação pelo consumidor. Além do sal e do alho, utiliza-se também a pimenta calabresa no seu preparo, que mistura aproximadamente 90% de carne de porco e 10% de toucinho. Pode ser defumada ou não.

A linguiça portuguesa utiliza a carne suína curada na sua fabricação e o paio é obtido a partir da mistura de carne de porco e boi, devendo ser, necessariamente, curada e defumada.

Linguiça mais leve

Existe ainda a linguiça feita a partir da carne de frango, que é bem menos gordurosa, que apresenta uma cor mais clara e textura mais macia.

 

Conheça mais sobre o assunto adquirindo os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área de Indústria da Carne

 

Curso Online Produção de Defumados

Curso Online Industrialização de Carne Suína

Curso Online Produção de Embutidos

 

Fonte: Perdigão - perdigao.com.br

Por: Bruna Falcone Zauza

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você