Artigos sobre a área Irrigação

Sistemas de irrigação por aspersão convencional permanente e portátil

No sistema de irrigação por aspersão convencional, a aplicação da água ocorre com a divisão dos jatos de água em forma de gotículas, que se precipitam no solo como chuva artificial. Sob pressão, a água passa por pequenos orifícios, com a ajuda de um sistema de bombeamento instalado no equipamento.

Na prática, como funciona a irrigação localizada?

Irrigação localizada é o método que consiste em aplicar a água em apenas uma parte da superfície do solo, mais precisamente onde as plantas de uma cultura se encontram instaladas. Esse método tem como principal característica aplicar baixos volumes de água, quando comparado com outros métodos, além de buscar manter a umidade do solo em níveis elevados, sempre acima da umidade mínima e mais próximo da capacidade de campo. Para isso, são utilizados turnos de regas menores, em geral, de dois a quatro dias.

Por que implantar um sistema de irrigação em lavouras?

Por que implantar um sistema de irrigação em lavouras? Simples, porque ela aumenta a produtividade e a qualidade do que é produzido na lavoura e, com isso, o produtor alcança maior rentabilidade, além de competitividade no mercado. A água é vital para o desenvolvimento das plantas e a forma de garantir que ela chegue às culturas é por meio da irrigação. "Implantar um sistema de irrigação requer uma série de cuidados, com o objetivo de aumentar a produção qualitativa e quantitativamente", afirma José Dermeval Saraiva Lopes, Mestre em Engenharia Agrícola e Especialista em mecanização agrícola.

Como captar água no meio rural em níveis mais baixos

No meio rural, é possível captar água por gravidade ou por elevação. Quando a captação ocorre por gravidade, os custos do produtor são menores, principalmente com as atividades operacionais, mão de obra e manutenção dos equipamentos. Na captação de água por elevação, a fonte de abastecimento deve preferencialmente estar localizada em nível mais elevado do que a direção da água.

Entendendo o ciclo hidrológico para a implantação de poços artesianos

Na hora de implantar um poço artesiano, é preciso definir o melhor local para construí-lo, de forma a aproveitá-lo da melhor forma possível. Para isso, é preciso entender o ciclo hidrológico. A água é uma substância predominante na Terra, sendo encontrada na atmosfera na forma de vapor, na superfície sob a forma de oceanos, mares, lagos e rios e nas calotas polares, na forma de gelo.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você